Adivinhe que veio para caçar?



Autor Cássia Marina Moreira
Assunto PsicologiaAtualizado em 27/05/2011 16:20:46
Que susto!
Não Melhor dizer que surpresa!
Afinal estamos todos mais acostumados com a algazarra incansável que os periquitos verdes fazem pelos céus de São Paulo, ao cruzarem os ares em busca de alimento, água e claro liberdade.
Mas quando estamos parados nos infindáveis engarrafamentos estas pequenas e barulhentas aves parecem nos lembrar que existem formas de locomoção que os homens da cidade grande ainda não conquistaram, bem com asas pelo menos, pois com hélices já estamos vendo há algum tempo.
Já me haviam contato que foram vistos parados em parapeitos de sacadas, a espreitar, quietos, só seguindo o movimento dos pombos distraídos, mas eu mesma nunca os tinha visto. Um casal de falcões que rondam os céus da região oeste da cidade.
Desta vez estavam calmamente descansando na antena da TV, pena que o mais próximo que pude clicar foi isto. Lentamente moviam a cabeça de um lado para o outro como que acompanhando o vai e vem dos pombos irrequietos talvez pela presença predatória de falcões no pedaço.
Ao contar o fato para algumas pessoas, alguns "ecos xiitas" me garantiram que isso é culpa é do desmatamento, dos condomínios, das estradas que avançaram mata a dentro para dar lugar aos carros e mais casas, acabando com o hábitat dos bichos e das aves por isso elas em desespero estão vindo para a cidade.
Não quero levantar polemica com o texto, mas me parece, pelo menos no caso dos falcões que encontraram uma boa fonte de alimentação para substituir o que encontravam nas matas próximas da cidade.
E cá para nós pombos na cidade, é uma coisa que não falta, e que alguns a menos não farão nenhuma falta também. Tenho um amigo que diz que a diferença dos pombos e dos ratos são as asas. Mas os falcões estão aqui para caçá-los e isso ajudará a manter certo equilíbrio.
Depois deste dia em que os vi descansando no telhado da vizinhança, pude vê-los voando pela região, um voo calmo quase sem baterem as asas, é mais um planar que um bater de asas, tal a envergadura e comprimento das mesmas. São donos absolutos de certa majestade que as aves menores me parecem não possuem. Até mesmo no jeito de olhar, é sempre de cima, melhor dizer é sempre do alto, das alturas.
Fui vasculhar no Google para ver mais de perto os falcões e confesso que fiquei na duvida se são falcões que estão por planando por nossos céus ou se me confundi com os gaviões de pequeno porte; a distância não ajudou muito e a foto não é lá muito nítida, mas se alguém mais atento aos céus da cidade e sabedor das espécies que sobrevoam a cidade puder ajudar agradeço muito.
Pelo Guia de Campo Aves da Grande São Paulo, com as fotos de Edson Endrigo, não pude identificar melhor estes dois pássaros.
Mas de qualquer forma fiquei feliz por poder apreciar aqui nos céus desta cidade tão grande e barulhenta como a nossa "tão ilustres visitantes", e de quebra mostrar aos mais desatentos que aqui em São Paulo sempre podemos nos surpreender.
Avaliação: 5 | Votos: 4




Cássia Marina Moreira Psicóloga / Terapeuta Floral - Vibracional Pesquisadora do Sistema das Essências Vibracionais D´Água E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |