Menu
Somos Todos UM - Home

Afinal, do que é feita a felicidade?

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Raphael Mello

Assunto Psicologia
Atualizado em 28/06/2023 17:48:28


Será que é possível medirmos a felicidade?
Será que é possível encontrá-la somente dentro de você como dizem os inúmeros livros de auto ajuda?
Afinal do que é feita a felicidade?

Para a psicanálise, a felicidade não é um lugar que se habita, é um lugar que a gente atravessa - assim como medo não é ausência de coragem, mas é a coragem que nos ajuda a atravessar o medo.
A felicidade esta totalmente conectada com a surpresa, com os acasos da vida e  jamais pode servir de modelo para o outro.
Pensar na felicidade como um estado permanente, além de insuportável é negar uma realidade que também inclui a tristeza. Afinal, uma faz parte da outra, é através da tristeza, que também encontramos a felicidade. Ela não são opostas. São complementares.
A felicidade tem muito mais a ver com o ser, o estar, com algo inesperado e que nos arrebata. É uma experiência vivida apesar de você, afinal de contas ela gera um certo estranhamento.

Jorge Forbes disse: "Para ser feliz uma só dica: aguentar nem que seja por um instante o amor que não se compreende, que explode qualquer cenário, que nos leva a habitar o mais forte que eu."

A felicidade é feita de momentos, experiências - ela tem a ver com graça com encantamento.  Por isso ela jamais deve corresponder as regras morais e sociais contemporâneas como: "faça 10 passos para ser feliz", "eu consegui você também consegue", "3 dicas para alcançar a felicidade". Esses papos só servem para nos colocar em uma busca frenética por algo que nunca se alcança, como disse Guimarães Rosa: "A felicidade é encontrada em horinhas de descuido."

Quando a felicidade se torna regra, ela morre, se esvazia até pq sua manifestação não esta em objetos, lugares ou pessoas, ela está na perspectiva de uma experiência de viver e satisfação, que passa por todo nosso corpo, contempla nossos afetos e a palavra jamais consegue traduzir.

Mas é possível conjugá-la através do verbo sentir.


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor Raphael Mello   
Olá, sou Raphael Mello, Sócio do Espaço Cântaros, Psicólogo & Psicanalista. Pós Graduado em Psicanálise Clínica e também em Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial, além de Colunista de sites para autoconhecimento. Atuo em clínica desde 2015 e trabalho a partir do inconsciente e suas singularidades.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa