Alfabetização Interior
Atualizado dia 11/19/2010 3:48:08 PM em Psicologiapor Aurora de Luz
Cabe a você descobrir, não adianta nada você pedir a Deus, ao psicólogo, ao santo ou seja lá quem for que lhe dê a solução mágica. Eles não podem lhe dar, pois a solução definitiva cabe a você. A responsabilidade é sua, sobre sua vida, sobre tudo o que acontece contigo em seu interior e em sua vida. Lembre-se sempre: o coitado é explorador dos outros.
Como está sua vida? Indo de mal a pior? O que você tem feito para melhorar? Não podemos passar a vida sendo levados pela maré. Quem não sabe para onde está indo acaba onde não quer. Tem que se alfabetizar interiormente, prestar atenção, usar a sua inteligência. Descobrir, perceber e ver a verdade das coisas, sem ilusão, sem preconceitos, com disciplina.
Não podemos ser apenas levados pela vida, como em uma enxurrada de pensamentos desordenados que geram apenas dor, ansiedade e insatisfação. Lutando para ganhar o pão de cada dia sem pensar no pão interior. O espírito também precisa se nutrir, não só de pão vive o homem. "Mas eu vou na igreja/centro espírita/.. de vez em quando". Não é disso que eu estou falando, estou falando de nutrir a alma, de se sentir feliz e realizado por dentro, em paz.
Quando foi a última vez que você se sentiu feliz e bem apenas por estar, sem nenhum motivo em especial?
Você gosta de estar sozinho ou isso é uma tortura para você? Onde você assim que se vê sozinho alguns minutos corre para o telefone para conversar com o amigo, liga o rádio, a televisão somente para evitar estar consigo mesmo? Você acha que é saudável isso? Quanto tempo você acha que vai conseguir viver assim insatisfeito e culpando os outros por isso?
Precisamos ter responsabilidade por nossos atos, não podemos culpar a vida ou os outros por nossa infelicidade. Nossa felicidade, nossa paz, nosso bem estar tem que vir de dentro de nós para fora e não de fora para dentro. E isso leva tempo para se conseguir. A alfabetização interior é como a alfabetização de uma criança, não acontece da noite para o dia. Seja feliz por si mesmo!
O mais interessante do aprender sobre si mesmo é que se assemelha em muito a montar um quebra cabeças. Um quebra cabeças em que as peças que formam o todo, que nada mais é do que você mesmo, por inteiro, e não aquela infinitésima parte que é o nosso consciente diário. O pequeno detalhe é que as peças desse quebra-cabeças não estão todas à sua disposição, você tem que merecer a aquisição de cada uma delas, trabalhar por elas, por cada pequena parte.
E cada parte que juntamos de nós mesmos nos traz paz e tranqüilidade, amor e confiança, e vai acrescentando algo dentro de nós que nos traz cada dia mais essa felicidade e paz interior tão almejada. E você descobre que não sabe como foi que conseguiu viver tanto tempo sem essa parte recém-descoberta de si mesmo.
Pedaços de sua própria alma a tanto tempo adormecido e esquecido. E, então, começa a fazer sentido, as coisas que antes não faziam sentido nenhum. E descobrimos um universo inteiro dentro de nós, lindo e maravilhoso como o próprio universo lá fora. E você simplesmente não compreende como todo mundo pode viver tão na superfície de si mesmo.
Aliás, dá para compreender, sim, pois nunca houve multidões de pessoas tão insatisfeitas com a vida e consigo mesmos, tão cheias de patologias por negarem a si mesmas e aos seus universos interiores. E quando o nosso quebra-cabeças interior começa a tomar forma as engrenagens da vida começam a rodar e, como num passe de mágica, tudo começa a dar certo na sua vida, sua vida começa a andar, em todos os planos. Não sem o devido esforço e merecimento, mas não importa pois o medo não existe mais. E a multidimensionalidade da vida espiritual borbulha à sua volta sem o menor esforço e, naturalmente, começa a fazer parte do seu dia-a-dia, e ao invés de trazer medo e dúvida que você tanto presente nas outras pessoas, isso lhe traz mais paz ainda, mais confiança ainda, pois é certo como a vida material é para o cidadão comum. E você começa a atuar nos diversos planos da vida existentes. E você sorri, como a vida pode ser abundante e feliz em sua simplicidade.
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 31
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |