AMOR E OPÇÃO SEXUAL



Autor fatima bittencourt
Assunto PsicologiaAtualizado em 7/13/2010 2:39:49 AM
Conceituar o amor não parece tãosimples assim. Como outros sentimentos ele se manifesta dependendo da época, estandorepresentado pelas suas várias faces perpassando pela moda,práticas e costumesao longo da história.
As pessoas não manifestam o amorcomo nas épocas de costumes rígidos e de moral conservadora, também em épocasromânticas onde como na belle èppoque o amor estava no ar. O amor-paixão,amor-investimento, amor-reprimido, amor-platônico, amor-inimigo até mesmo umamor-confuso que parece que é uma boa definição do momento que vivemos ondejamais em qualquer precedente da história tivemos em tão pouco tempo tantasmudanças.
A descoberta da pílula, arevolução feminina e a liberdade de comunicação pela internet deu origem àgrandes mudanças, entre elas nas organizações familiares,nas relações amorosase sexuais. Para os homens sempre foi permitido separar o sexo do amor,ele foiestimulado durante a história a distribuir seu sêmen para preservar aespécie,enquanto ás mulheres estabeleciam relações amorosas com o parceiro queas as histórias dos príncipes encantados perpetuaram até esse novo momentohistórico que vivemos,a conquista da mulher ter liberdade para o sexo podendoou não relacioná-lo ao amor.
Não existe quase nenhuma funçãoque atualmente seja proibida para as mulheres e se existe em pouco tempo poderáser revertida. A mulher passou a ser hipervalorizada, o que é comum se ir aoextremo quando se viveu o outro lado de submissão pelo homem durante muitotempo, e só o tempo conduzirá aoequilíbrio.
Observa-se nesse processo dehipervalorização uma diminuição da admiração e interesse pelos homens. Umaliberdade de até manifestar a homossexualidade reprimida, o que pode começar aconfundir as adolescentes nas suas escolhas sexuais. Mesmo que ainda em algunslugares de classe média alta, experimentar beijar outra mulher parece comumentre essas adolescentes, basta começar a ter estímulos e permissão em boates eterem passado por alguma decepção com o sexo masculino, parecer ser confortávelficar com a parceira que tem o sexo tão admirado atualmente pela nossasociedade.
Outro fator contribuinte são osdepoimentos das insatisfações das mulheres no casamento, onde o homem parecenão compreendê-la e ainda parecer bem egoísta em se desapegar das regalias queos homens tinham em outras épocas. As novidades nos sexy-shops satisfazem jáparte de sua sexualidade, e a quantidade de mulheres solteiras, separadas eviúvas fazem com mais facilidades suas próprias comunidades do que os homens emgeral.
A oxitocina, uma substânciaproduzida pelo cérebro reduz o stress, e nas mulheres existe uma maior produçãopor elas produzirem estrógenos ao agrupar os filhos e outras mulheres emsituações de ameaça. Como os homens produzem testosterona que neutralizam aprodução de oxitocina, isso não acontece nas situações de agrupamento. Essecomportamento foi desenvolvido para facilitar o homem permanecer alerta paraenfrentar a caça e a mulher a se acalmar para se proteger com a família numlugar seguro.
Hoje todos vão à caça e oshomens se ajustam a novarealidade,fazendo terapia,participando da educação dos filhos,se enfeitandomais,procurando cada vez mais conhecer o universo feminino,assim como asmulheres fizeram. Então tudo vai se organizando e as escolhas sexuais serãoverdadeiras. E o amor continuará sempre a ser o afeto mais cantado dahistória...








Psicóloga há mais de 25 anos, Fundadora do Grupo Sanare, Casa Azul e Solar dos Budas. Sua base teórica e vivencial reúne a filosofia oriental, neurociência e psicologia integrada. Oferece consultoria e atendimento psicoterápico clínico. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |