Ansiedade diante dos desafios do amor e da vida.



Autor MARA FLÔRES
Assunto PsicologiaAtualizado em 02/07/2011 09:02:26
"Se você estiver ansioso para resolver um problema, dê um tempo, desacelere o passo e estude a situação, procure encontrar o foco para depois agir." Pense como um arqueiro. O arco e flecha é um esporte que requer grande capacidade de concentração e pontaria, imprescindíveis para conseguir o equilíbrio adequado na execução do disparo.
Os problemas se resolvem com o amadurecimento, não com a simples troca dos parceiros, de emprego, amizades e muito menos de família. A tentação é responsabilizar o outro pela situação e aceitar a solução mais fácil, encontrar um novo parceiro mais compreensivo, na esperança de que ele resolva todos os problemas, um emprego com um chefe mais atencioso e que reconheça seus talentos, isolar da família que não te entende... Focando o amor. Será que alguém pode realmente se encontrar em outra pessoa? No amor de outra pessoa? Muitos já passaram por vários casamentos fracassados da mesma forma que a primeira, apostando que mudando de parceiro o amor mudaria, a felicidade chegaria.
A lei da atração é real, se quero atrair novos relacionamentos amorosos significativos e maduros devo perceber se tenho estado comprometido ou apenas envolvido. Qual é a minha parte que não tenho feito? O que posso fazer superar esse obstáculo interno?
"O amor não consiste em olhar um para o outro, mas em olhar juntos na mesma direção" frase de Saint Exupéry.
A teia do casamento é tecida com afinidades, comunicação, flexibilidade e com o cotidiano vivido lado a lado. O laço do amor romântico mantém ligado à relação estável com uma mesma pessoa. Esse é o desafio, o amor nasce, mas também morre. Lembre-se que é um sentimento e não usa armadura de ferro, o que criamos ao seu redor é que o protegerá dos embates da vida. O amor é parte do viver, mas não é a vida, ela nos exigirá equilíbrio, flexibilidade, responsabilidade em assumirmos nossa parte e adaptabilidade as circunstâncias adversas do nosso dia-a-dia.
Importante: por mais que seja orientado ou leia livros de auto-ajuda, só você pode fazer o trabalho; você é a única pessoa com poder para mudar o modo como pensa, fala, sente e age. Não espere outro casamento para agir, esse é o momento, está com você o poder de mudar o que não está funcionando, convide seu parceiro para conversar e não discutir. Qual é a necessidade do outro? Ainda se interessa pelos projetos do seu parceiro? A cada dia vivemos novas experiências e é natural a mudança, seja um traço, uma forma, um pensamento, uma experiência. Passe a observar o seu parceiro no dia-a-dia. Será que a felicidade mora ao lado ou você a deixou ir embora? Já tentou de tudo e seu parceiro não mudou, então mude você e ele terá que fazer o mesmo se desejar lhe acompanhar, saia da acomodação e mexa-se. O único momento que você tem é o agora. Experimente fazer uma pergunta simples e encontrará uma resposta para o primeiro passa.
Coloque 3 cadeiras em formato de triângulo e uma intitule como representando seu parceiro, outra está você e a terceira o casamento, o noivado, o namoro. Faça um debate, pergunte primeiro ao relacionamento o que ele quer, quem é ele, quais suas finalidades e depois a cada um dos participantes o que estão contribuindo para que isso aconteça ou não, qual a parte que cabe a cada um. Quando analisar o que seu parceiro, ouça as reclamações que ele costuma fazer e pergunte ao relacionamento se está certo e dê o seu ponto de vista. Esse tipo de psicodrama (Criado pelo médico romeno Jacob Levy Moreno, o Psicodrama permite ao paciente reviver situações e a sua relação com o mundo através do jogo e do teatro )lhe ajudará a ver várias versões para mesma história e tomar uma decisão mais assertiva. O mesmo jogo vale para qualquer área da sua vida que não esteja funcionando bem e aprender a se colocar no lugar do outro, ver os dois lados da mesma questão.
Boa sorte. Se quiser compartilhar sua experiência envie seu e-mail.
Autora: Mara Flôres, saiba mais link









Orientadora comportamental com 15anos no mercado editorial, na área financeira –Formação Administração de empresas – Cursos de especialização - Coaching integrado (de vida e executivo) e Quantum Evolution/ICI -Coaching financeiro/Prof hudy -Regressão/R.Woolger eTarô da alma. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |