Ansiedade, um transtorno que dá medo
Atualizado dia 24/04/2011 21:00:41 em Psicologiapor Celso A. Cavalheiro
O Transtorno de Ansiedade pode ser uma enfermidade mental séria. As pessoas com esse problema podem desenvolver medos e preocupações estremas que lhes venham causar grande desconforto e sofrimento. Mas como saber se estamos com esse problema, se nossos sintomas fazem parte do conjunto de sintomas que caracterizam o Transtorno de Ansiedade. E o que fazer nesses casos.
Vejamos, primeiro, alguns tipos de transtorno de ansiedade:
1. Síndrome do Pânico - é uma sensação de medo intenso que surge repentinamente, sem aviso e sem razão aparente. Esse sintoma pode vir, normalmente, acompanhado de suadouro, dores no peito, palpitações, batimentos cardíacos irregulares e também de uma sensação de engasgamento. Muitas pessoas dizem ter a sensação de que estão tendo um ataque cardíaco.
2. Fobia Social - Algumas pessoas desenvolvem uma angustiante sensação de estarem sendo julgadas constantemente pelos outros. Sentem-se embaraçadas na presença de outras pessoas e temem comportar-se de forma ridícula.
3. TOC - O Transtorno Obsessivo Compulsivo é um dos mais conhecidos transtornos dos dias de hoje, pois muita gente famosa já veio a público dizer que padece dessa enfermidade. Caracteriza-se, principalmente, por pensamentos e medos que as fazem desempenhar determinados rituais e rotinas desgastantes emocionalmente, pelas exaustivas repetições que, às vezes, o afetado se impõe. Tais pensamentos são chamados de obsessões e os rituais são as compulsões.
4. Fobia Específica - Esse tipo de transtorno se caracteriza por um medo intenso de alguma coisa especifica, como medo de certos bichos, altura, de viajar de avião etc.
5. Distúrbio Pós-traumático - um problema que pode aparecer após um acontecimento traumático; por exemplo, a morte de um ente querido, um assalto, abuso sexual etc. As pessoas que passam por esses traumas, frequentemente, tem pensamentos apavorantes que perduram por longo tempo; esses pessoas tendem a se tornar emocionalmente apáticos.
Os tipos de transtornos de ansiedade descritos acima, são alguns dos mais importantes; mas há, ainda, outros tipos que iremos descrever em outra oportunidade. Vejamos agora, alguns de seus sintomas mais característicos. São eles: Agitação, medo, pânico - Pensamentos descontrolados e obsessivos - Lembranças constantes de experiências traumáticas - Pesadelos - Problemas para dormir - Mãos e pés, frequentemente, suados - Respiração curta - Palpitações - Náusea - Tonturas - Comportamentos ritualísticos, como lavar as mãos com excessiva frequencia - Boca seca - Dificuldade de manter-se calmo etc.
A boa notícia, no entanto, é que existem tratamentos para esses problemas, que aparecem cada vez com mais freqüência e em um número cada vez maior de pessoas de todas as idades. Além da consulta normal ao médico de confiança - existem, hoje, outras formas de tratamento muito eficazes nesses casos. Como a psicoterapia , a hipnose, e técnicas de relaxamento e controle da ansiedade, entre outras. Técnicas essas, que não recorrem à utilização de medicamentos, como antidepressivos e que, portanto, evitam a dependência medicamentosa. Em nossa próxima postagem vamos relatar alguns casos tratados com hipnose e que surtiram excelentes efeitos. Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 32
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |