Apatia generalizada!
Atualizado dia 28/10/2019 19:15:06 em Psicologiapor Paulo Salvio Antolini
A impressão que se tem é que estamos vivendo esta etapa em que a mola está sendo tencionada, como se o andar para trás fosse o preparo para se realizar lançamentos a grande distância.
Pessoas exaustas, estressadas, levantando porque o despertador tocou e indo aos seus afazeres por falta de outras possibilidades. Dia monótono e repetitivo, como se nada de novo nos aguardasse.
Pois é, eis como grande parte das pessoas estão vendo a vida.
Muito disso se encontra no fato de estarem buscando fora de si soluções e estímulos que não estão ocorrendo. Em casa, pouco diálogo e compreensão. No trabalho, cada vez mais cobranças e maiores inseguranças. No vislumbre de futuro, informações cada vez mais terrificantes, onde não mais se consegue alimentar esperanças de melhoras.
Não mais se confia em nada ou ninguém.
Então, é natural que a apatia, o desinteresse se dissemine por todas as áreas da vida humana. Família sendo destruída, trabalho cada vez mais ameaçado, política não precisamos falar, e religiões onde as decepções com seus representantes estão afastando as pessoas de suas crenças.
Este é o ponto. Afastar-se do cultivo de suas crenças!
Não devemos fazer isso. Ao crermos em uma Entidade Maior, não devemos deixar isto nas mãos de terceiros que, com suas atitudes, farão desmoronar o que é e deve continuar sendo cultivado dentro de nós.
Quando acreditamos realmente em um Ser Maior, temos forças para agir. Para fazer, para trilharmos os percursos necessários, independente do que “o mundo está querendo desfazer”!
Há alguns anos, escrevi um artigo onde falava do maior legado dos ateus. Por se dizerem não acreditar em deus, dizem que tudo é fruto de nossos esforços e realizações. E eles têm razão. Pois muitos que dizem que acreditam em deus, ficam esperando dele a solução de suas vidas. É por isso, que escrevi deus com d minúsculo.
Acredite em Deus, esta Energia Superior que se faz presente em todos as coisas, todas as pessoas, todas as situações. Acredite e faça, pois Ele não é nosso empregado que irá fazer o que é nosso papel.
Exercite-se em sair desse estado apático que reduz suas forças quase a um estado vegetativo e vá à luta.
Há mais de quarenta anos, vi um quadro que dizia o seguinte:
“Aqueles que pararam quando os tempos se mostraram difíceis, quando este mesmo tempo melhorou, nunca alcançaram aqueles que nunca pararam!”.
Texto Revisado
Avaliação: 3 | Votos: 11
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |