Apego exagerado é Amor ou Carência Afetiva?
Atualizado dia 5/30/2017 11:36:26 PM em Psicologiapor Clarice Barbosa
Podemos identificar uma pessoa carente emocionalmente nas relações entre pais e filhos, amigos, casamento, namorados... Um filho emocionalmente dependente terá grandes dificuldades em tomar decisões sozinho, e sempre necessita de alguém ao seu lado para realizar suas tarefas.
Citarei abaixo algumas características de pessoas emocionalmente dependentes, veja se você se identifica em algumas situações:
Quando você se relaciona, a tendência é sufocar o parceiro (a)? Se mostra uma pessoa extremamente possessiva e pegajosa, não dá espaço para o outro fazer suas coisas independente de você? Tem ciúmes exagerados? E quando inicia um novo relacionamento abandona seus projetos para viver a vida do outro? Deixa de lado amigos, família, estudos, lazer. Enfim, se anula para viver em função de uma outra pessoa? Muita gente acredita que este apego exagerado é amor.
Outra característica da dependência é a dificuldade em tomar decisões sozinho. Precisa de auxílio para realizar suas tarefas, não faz as coisas sozinho. Esta falta de autonomia também afetará sua área profissional. Isto pode ser prejudicial, pois demonstra grande insegurança em suas ações e atitudes, você não passa credibilidade. Consequentemente, não terá progresso profissional. Outra característica muito comum é a submissão. Você é uma pessoa submissa? Tem dificuldades em dizer não?
E por medo de perder o ente querido não estabelece limites, consequentemente no futuro terá problemas neste relacionamento. Também é muito comum a pessoa carente buscar companhia a qualquer preço. Se submetem a relacionamentos ruins, onde são humilhados, desvalorizados, e mesmo assim tem medo de sair destas relações, pois não acreditam que são dignos de bons relacionamentos. Se você se identificou com esta forma de se relacionar e acredita que isto é amor. Então, a sua carência afetiva é tão forte, que você sempre busca no outro a sua própria força e segurança interior. Quer suprir o vazio interior buscando no outro a sua felicidade.
Então, este é o momento de mudar. O primeiro passo para mudar é tomar consciência do grau da dependência emocional, e como você se relaciona. Se não buscar uma transformação, continuará neste ciclo de relacionamentos destrutivos. Para superar a carência afetiva é fundamental que recupere sua autoestima e amor-próprio. Aprenda a ter controle da sua própria vida. Comece a realizar algumas tarefas independente do outro, ganhe autonomia. Volte para você e resgate seus sonhos! Tenha novos projetos, amigos, estude. Pare de olhar só para o outro e valorize-se!
Reconheça seus pontos fortes, suas qualidades! E se precisar procure ajuda de um profissional; isto vai acelerar o processo de reconstrução da sua autoestima. Faça Terapia. Nós temos um trabalho de Terapia Breve Focal. Um trabalho direcionado para reconstruir sua autoestima e seu amor próprio. Através de várias ferramentas como a PNL e a Hipnoterapia, você vai resgatar sua autoconfiança, terá mais autonomia em sua vida profissional e mais segurança em suas relações afetivas. Liberte-se da carência afetiva. Viva a sua vida além de um relacionamento.
Tenha mais amor-próprio, assim terá relacionamentos mais saudáveis. Muita luz em sua vida!
Clarice Barbosa - Fone: (11) 95471.6938 - cel e whatsapp
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 1
Clarice Barbosa, Psicóloga, Coach, Hipnoterapeuta, Palestrante e Prof. de Hatha Yoga Email: [email protected] e Facebook: Clarice Barbosa Palestrante Fone: (11) 95471.6938 (cel e watasapp) E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |