Menu
Somos Todos UM - Home

APRENDA COM SUAS EMOÇÕES

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Tania Paupitz

Assunto Psicologia
Atualizado em 02/12/2008 15:05:50


Podemos ter várias emoções num dia como: a ira, alegria, irritação, medo, surpresa, pesar, ou orgulho. Os acontecimentos mais banais despertam múltiplas emoções, pois elas estão presentes no nosso dia-a-dia, onipresente como o ar que respiramos.Na maioria das vezes, tentamos conter nossos sentimentos como uma forma de mantê-los dentro dos limites toleráveis. Assim, quase nenhuma emoção escapa ao crivo da consciência.

A raiva, a irritação são emoções bastante intensas e geralmente estão associadas a fortes reações corporais, que podem ser manifestar através de alterações somáticas típicas, aumento da pressão arterial e tensionamento da musculatura. Geralmente, quando me incomodo com alguma coisa, tenho uma forte tendência a tensionar os músculos da arcada dentária, ficando dessa forma com dor bastante intensa, nessa região. Após um fato desagradável, podemos parar para observar aonde e de que forma, nosso corpo físico foi atingido pela nossa dor emocional.

Nossos estados mentais se refletem em todo nosso corpo, podendo gerar distúrbios estomacais dos mais diversos tipos, entre eles: gastrite, ulcera, colites e inflamação do colon. Uma pessoa pode experimentar náuseas e cólicas estomacais em situações de estresse, pois nossos sistemas nervoso e digestivo estão intimamente ligados.Na verdade, se formos parar para pensar, as coisas em si não são boas nem ruins: é o nosso pensamento que faz assim.

Os budistas sabem bem como lidar com esse lado obscuro das emoções negativas, pois seu objetivo é se desligar de todos os sentimentos negativos e pensar sempre de forma positiva. Se nós os observarmos veremos que de fato, aparentam uma impassibilidade admirável, encontrando, dessa maneira, muita calma e passividade.

Falar é muito fácil, porem, o mais difícil é conseguirmos por isso na prática do dia-a-dia, pois temos que ter uma consciência diária de nosso pensar e sentir; procurando estar sempre atento ao que se passa em nossa mente.

A Psicologia diz que, sem adequar nossas emoções, não podemos ir adiante, mas sabemos que, controlar demonstrações dos nossos sentimentos não tem necessariamente uma conseqüência: basta fazermos uso adequado dessa habilidade. Somos capazes de ver a mesma situação por ângulos diferentes e, mediante uma alteração no nosso modo de pensar, exercer influencia sobre as emoções.

Dando um exemplo bastante comum, podemos nos encontrar num trânsito lento, emperrado por um motorista vagaroso, que com sua atitude faz com que todos andem mais devagar, provocando uma fila gigantesca e também, a irritação de muitos motoristas, na sua grande maioria, apressados. Em geral, porem, se observarmos que tal motorista está apenas cumprindo uma lei de trânsito que, determina que naquele trecho a velocidade permitida seja de 20 km, nossa irritação se dissipa.

Essa troca de papeis, ou seja, nos colocarmos por um momento no lugar da outra pessoa, trará com certeza uma maior compreensão de toda situação. Afinal, um pequeno aborrecimento não deve ser transformado numa coisa gigantesca a ponto de nos tirar do sério; deverá sim, nos proporcionar aprendizados, como por exemplo: o de sermos mais pacientes e menos ansiosos.

Graças a esse tipo de estratégia mental, ou seja, nossa maneira de focalizar determinado fato podemos modificar nossa tendência para o negativismo, transcendendo para aquilo que é positivo. Procurar sempre ver as coisas com outros olhos nos permite vivenciar a “flexibilidade”; que é a arte de vermos  a mesma situação sob ângulos diferentes e, dessa forma, alterar nossa maneira de pensar.

O ser humano deve – e pode – se tornar o senhor das próprias emoções.

 

 

 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Tania Paupitz   
Tânia Paupitz é Artista Plástica e Professora de Artes, há 37 anos, sendo sua marca registrada as cores fortes e vibrantes, influência dos estudos de vários artistas Impressionistas. Cursos de Pintura em Óleo sobre tela, para iniciantes, adultos, terceira idade. www.taniapaupitzartes.blogspot.com waths - 48 9997234
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa