AUTORIDADE E Intimidade
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Cássia Marina Moreira
Assunto PsicologiaAtualizado em 4/27/2014 6:42:07 PM
Há uma tênue fronteira entre a autoridade e a amizade, leva muitas vezes a erros que acabam com tudo. O respeito e a perda dele, entre qualquer tipo de relacionamento coloca finais quase sempre desastrosos entre ambos os lados.
Com o tempo a intimidade pode vir a ocupar um lugar de destaque entre as pessoas envolvidas em todos os planos da vida. A autoridade entre as partes vai enfraquecendo pelo dia-a-dia e o respeito à autoridades passa a não importar mais, ou vai deixando de existir.
Autoridade não só ao cargo que cada um ocupa na vida do outro, mas sim pelo próprio respeito ao outro; aquele indivíduo que esta ali à frente e precisa ser reconhecido em tempo integral, em qualquer situação que seja. trabalho, paixões, amizades, vizinhos não importa, não se pode perder de vista que este outro, ocupa um lugar onde frequento.
Se for o gerente, o irmão, tia, mãe, filho, o afeto, a dona da casa, ou o estranho da calçada, da fila. Se de alguma forma este ser que esta ao lado, em frente, tem uma posição de relacionamento - e como pode-se ver sempre irá existir. então existe um limite que deve continuamente ser observado e respeitado entre ambos.
A existência desta nos garante a individualidade e nos protege de generalizações estranhas e muitas vezes absurdas. Logo, a perda deste espaço entre as posições que se ocupa, traz a tona indisposição que nem ao menos pertencem a esta relação.
Somos assim - humanos! Sempre estamos necessitando de certa intimidade, afinal traz segurança, um pouco de aconchego. Porém, juntamente com ela vem a responsabilidade de manter muita atenção na fronteira. Para que tudo se mantenha assim.
Sem respeito à individualidade não se pode ter uma amizade que perdure. E tendemos a ter relações confusas, onde a marcação do posto de comando seja drasticamente estabelecida e dever· ser mantida a custa de distanciamento pessoal.
Ou seja, quando não conseguimos enxergar as regras e mantê-las ao alcance, elas não deixarão de existir, e sim passarão, a ser estabelecidas com muito mais rigor.
Numa relação entre patrões e empregados, se a linha entre o respeito e a intimidade for cruzada, será um caminho sem volta muitas vezes. Se um ou ambos os lados não souberem o exato momento em que a hora da confraternização passou e todos devem voltar a desempenhar seus papeis profissionais, o que bem pode significar papeis de comando entre eles, será um desastre que prejudicará todos inclusive a empresa.
Entre professores e alunos, o mesmo acontece; entre pais e filhos, entre a "dona da casa" e a diarista, mensalista; nas relações onde delegar funções afazeres não foi respeitada, à 'dona da autoridade' caberá restabelecer o comando e para obter o resultado, mesmo que isto magoe.
Todas as vias são de mão dupla! quem emprega alguém, espera que este faça sua parte. Assim como o empregado espera que cumpram com ele o acordo de cargos e salários estabelecidos no início.
Na verdade existem regras básicas que precisamos observar e obedecer, podemos estabelecer estas regras. Tem uma oficina de eletrodomésticos por aqui que exibe um cartaz grande o suficiente para que todos possam ler assim que entrem no local:- Minha educação depende - única e exclusivamente da sua". Esta é a regra do lugar e ponto.
Estabeleça a sua, se tiver mais que uma deixe-a clara; sem esquecer que regras demais só ajudam a atrapalhar. Todavia, não tenha medo de estabelecê-las. Como podemos observar elas sempre ajudam a manter limites.
Aprendemos regras desde a infância, quebramos muitas, ou queremos destruí-las na adolescência e juventude; para depois entendermos que são necessárias para vivermos bem seja onde for.
Analisar as regras pelas quais escolhemos viver é sempre bom, às vezes precisamos desapertar os nós, mudar de posturas, aprender novos métodos. Mas sem regras totalmente não se pode viver em grupo; não importa qual deles trabalho, vizinhança, irmandade, etc. Ignorá-las também não ajuda em nada, mais dia menos dia a vida cobra, e pode cobrar caro!
Então, viver com regras pode ser difícil mas sem elas com certeza será o caos. As primeiras regras e leis das quais a humanidades tem notícias são os lendários 10 mandamentos, ou seja, a memória é celular, é secular ou mais, em relação a regras - limites, vida em comum e claro respeito ao próximo.
A dificuldade com elas vem destes milênios... sem dúvidas. E esta repleta de mágoas e feridas emocionais que teimam em não cicatrizar, e isto atrapalha um bocado.
Uma força para impedir que se mexa na "casca da ferida" é a fórmula das Essências D'Água - Serenidade - uma formulação pensada para os que estão intoxicados com as histórias antigas e ainda mantém as feridas do passado abertas.
Favorece a leveza do coração e possibilitará que a mente possa rever e entender, por exemplo, que as ordens e autoridades que povoam suas lembranças e atrapalham seu bom desempenho hoje, não são as mesmas. E que estes laços precisam ser cortados para que o hoje possa melhorar.
Entender para perdoar e seguir em frente, aceitando regras que bem podem favorecer, abrir novas portas se conseguirmos fechar - de vez - algumas de outrora.
Para experimentar - link -
Para ler mais a respeito - link
Para receber o Boletim Espelho d'Água - faça seu cadastro em link - e acompanhe mensalmente nossas promoções.
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Cássia Marina Moreira Psicóloga / Terapeuta Floral - Vibracional Pesquisadora do Sistema das Essências Vibracionais D´Água E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |