Barganhando Com a Vida!



Autor SPAÇO NATUREZA & TERAPIAS
Assunto PsicologiaAtualizado em 5/18/2012 4:21:09 PM
BARGANHANDO COM A VIDA!
Por Silvio Farranha Filho, psicanalista
Um novo comportamento está se consolidando em nossas vidas: barganhar preços. A atitude de pesquisar preços e na hora da compra, negociar descontos contribui para a melhor qualidade das relações comerciais. Produtos bons e baratos e a sensação de se ter feito um ótimo negócio, obtendo o produto desejado pelo menor preço. Até aqui tudo bem!
Por Silvio Farranha Filho, psicanalista
O que dizer da pessoa que após negociar o preço mais barato, ainda não está satisfeita com o negócio que fez? Da sensação de fracasso, dentro de si, por não ter negociado ainda mais? Houve uma inversão de valores: valor do preço sobrepôs o valor da qualidade.
O valor da qualidade de vida é a importância do produto em nossas vidas, somente ele faz a diferença, foco no produto. O valor do preço é a busca pelo menor preço, a satisfação pessoal por ter alcançado o menor preço, foco no preço. São duas verdades diferentes expressas no ato da compra. Não se trata de casos isolados, mas de repetições, onde uma verdade sobrepõe a outra. As duas devem estar juntas.
Que dizer então de um produto que fará diferença em nossa qualidade de vida, porém a preço inegociável? Se a verdade da pessoa está no preço, ela não compra ou opta para genéricos, similares, alternativos, agindo sempre assim vai acabar barganhando a própria vida, uma vida vivida no mínimo, pobre psicologicamente, espiritualmente, uma vida de menor valor, onde.só vale o menor preço, sem merecimentos, privando-se de satisfações.
Se a pessoa é feliz assim, não há problema algum, mas se não for? Se as pessoas de seu convívio não estiverem felizes com ela agindo assim? Aceitar algo a um preço inegociável a faz sentir uma dor psicológica, reflexo da submissão à autoridade paterna.
Qualidade de vida é compreender que temos necessidades físicas, psicológicas, espirituais. Alcançar satisfações nestas três esferas nos traz a sensação de estarmos inteiros, completos, resolvidos e realizados. Somos todos merecedores do bom, do belo e do caro, pagando sempre o justo valor pelo preço da nossa felicidade, nos dando sempre o melhor.









Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |