CHAKRATERAPIA & Relações amorosas, profissionais e outras.

CHAKRATERAPIA & Relações amorosas, profissionais e outras.
Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Yewa Lintz de Freitas

Assunto Psicologia
Atualizado em 4/8/2011 5:48:14 PM


Chakraterapia, um nome moderno para um conhecimento muito antigo que tem suas raízes no Tantra Yoga. Chakra quer dizer "roda" e tantra significa "teia" sugerindo que os chakras constituem um sistema interligado.

Nós somos um todo. Um desequilíbrio em uma área da vida,  afeta as demais áreas. Por isto, faz todo o sentido ver os chakras como inúmeras rodinhas que se espalham por todo o nosso corpo oferecendo energia para aquela área e se comunicando através do fluxo energético que passa através delas.

O número de chakras, diferentes tamanhos, correspondência e cor podem variar de acordo com a Tradição. Tanto na Índia, quanto na China e em outros locais do Oriente práticas para equilibrar os chakras foram desenvolvidas com objetivo de cura e desenvolvimento espiritual.

De acordo com a tradição tântrica nós temos 7 chakras principais e cada um deles é responsável por um sistema físico e por determinadas qualidades. O chakra basal, por exemplo, está relacionado ao sistema eliminatório e ao sistema ósseo. Se você está sem trabalho, com dificuldades de sobrevivência é muito importante manter este chakra equilibrado. Stress, ansiedade, fobia, desânimo são condições que práticas para o primeiro chakra são indicadas.

O segundo chakra, que fica no baixo abdômen fornece energia para o sistema reprodutivo e circulatório e trata das relações aos pares. Então, se as coisas não vão bem no amor, é bom ativar este chakra. No entanto, é preciso se ver como um todo. Como anda a auto-estima? E o humor? Você consegue expressar o que sente? E como vai o coração - duro como pedra ou capaz de compaixão, de sentir uma verdadeira empatia por outra pessoa? Cada um destes aspectos tem a ver com um chakra específico. Então é bom realizar práticas que visem o alinhamento de todos os chakras. Assim você também se observa, além de se manter mais equilibrada.

As práticas incluem os recursos tradicionais do Yoga e técnicas psicológicas modernas. As posturas em pé ativam o primeiro chakra. Os movimentos fluidos estimulam o segundo. A conhecida "Saudação ao Sol" ativa o terceiro.

Os exercícios respiratórios são extremamente eficazes porque na medida que você dirige o seu foco respiratório você leva energia para dentro de si, para uma área específica do corpo.Além disto eles tem efeito sedante, energizante ou equilibrador, conforme o exercício utilizado.

Os mudrás, que são gestos feitos com as mãos, são como uma linguagem gestual. Cada mudrá tem um significado estimula determinadas qualidades mentais, psicológicas e espirituais. As mãos e os pés são áreas do corpo com inúmeros chakras menores e assim quando você toca as pontas dos dedos você estimula determinadas áreas do corpo, você ativa determinados chakras maiores..

Todos nós sabemos que as músicas nos despertam emoções - de alegria, tristeza, nostalgia, vigor - não importa. Os mantras fazem o mesmo. Há uma correspondência entre as sete notas musicais e os mantras. Cada chakra tem um mantra e um bija Mantra.  O terceiro chakra, situado na altura do plexo solar, acima do umbigo, tem OM suryaya namah como mantra. Surya quer dizer Sol em sânscrito, então o mantra invoca esta força da natureza para que as qualidades dela também brilhem em quem entoa o mantra. O Bija mantra é consituído de uma só sílaba, e no caso, é Ram. O mantra entoado mentalmente é tão ou mais eficaz do que cantado.

Para equilibrar os chakras temos muitos recursos: aromas, alimentos, música, mandalas, visualizações, afirmações, todas estas técnicas estão incluídas na Chakraterapia. Ela pode ajudá-lo na sua saúde, nas suas relações amorosas, na sua vida profissional, a se sentir mais equilibrada emocionalmente, a se expressar com mais clareza e a perceber melhor as situações.

Experimente as práticas que publicamos nos artigos sobre relações amorosas e "a luta pela sobrevivência"!

 
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Yewa Lintz de Freitas   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     Twitter     tiktok


Energias para hoje





publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     Twitter     tiktok

 



Obrigado

© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa
  Menu
Somos Todos UM - Home