Coaching X Terapia




Autor Andrea Malta
Assunto PsicologiaAtualizado em 14/01/2013 17:24:40
A finalidade do Coaching não é terapêutica. Embora isso esteja dentro do processo, a finalidade é a reflexão e a ação. As duas, juntas, geram o desenvolvimento. Na terapia, o psicólogo faz um diagnóstico e estabelece as intervenções que considera mais adequadas, para o desenvolvimento do processo psicoterápico. Já no Coaching, não se faz diagnóstico e nem se estabelece nenhum tipo de intervenção.
O coach é um profissional que vai ajudar a "iluminar" a trajetória do coachee (cliente), ajudando-o a elevar o seu nível de consciência. Ele será um parceiro nessa trajetória.
Ele tira o cliente da sua zona de conforto, para que ele veja a si mesmo com mais clareza, identifique seus desafios e objetivos, seus pontos fortes e aqueles que necessita desenvolver, desafiando o cliente a descobrir e utilizar ao máximo seu potencial e estimulando-o a entrar em ação, para obter os resultados que deseja.
O foco do processo está nas ações que podem ser tomadas no presente para que se construa um futuro desejado. Aqui, o papel do coach é facilitar o processo, potencializando as reflexões do coachee sobre seus sentimentos, comportamentos e situações que enfrenta no seu dia a dia, para que ele encontre suas próprias respostas.
Nesse sentido, o Coaching contribui para promover o poder pessoal do indivíduo, para assumir a direção da sua vida, percebendo-se como único responsável pelo seu destino.
Coach e coachee traçam juntos esse caminho único e exclusivo, formando uma parceria de sucesso.









Psicóloga, Psicoterapeuta Transpessoal e Coach, interessada por todas as áreas de desenvolvimento humano que contribuam para a existência de seres mais felizes, plenos e amorosos. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |