Como vencer a armadura da timidez!
Atualizado dia 1/20/2014 1:07:04 AM em Psicologiapor Marcia Dario
Se você se considera tímido ou tímida, com certeza, conhece esses sintomas: medo de pedir a palavra ou expressar sua opinião, inibição ao iniciar uma conversa com pessoas estranhas, vermelhidão no rosto, maçãs avermelhadas e parecendo saltar do rosto. Ainda mais: boca seca, olhos esbugalhados, coração palpitante, suor frio, mãos geladas etc.
Quase todos nós em algum momento de nossas vidas, já passamos por isso. Paqueras na adolescência, primeira entrevista de emprego ou fazer sua defesa de monografia na faculdade.
Esse temor indica preocupação com nossa performance ou desempenho. Normalmente ao longo da vida, vamos vencendo esses temores, ao adquirirmos maturidade e autoconfiança.
Em mais da metade da população mundial, no entanto, esses sintomas podem revelar um distúrbio que a Psicologia chama de Timidez Crônica ou Generalizada.
Obviamente, dessa forma o indivíduo acaba não expressando todos os seus talentos e competências. Fala menos do que sabe, sua linguagem corporal é mais pobre e seu olhar desvia-se o tempo todo do ponto de conflito.
Se considerarmos que vivemos uma época de muita exposição, em que cada vez mais habilidades de comunicação são exigidas, o tímido estará em desvantagem em um mercado competitivo.
Vamos refletir um pouco sobre os motivos que levam uma pessoa para inibição ou timidez.
Ao longo dos meus 18 anos atuando na área de Comunicação e Cinesiologia, pergunto, ainda hoje, a todo cliente que se apresenta a mim para tratar sua timidez: “O que mais você teme, ou porque você se considera tímido?”
As respostas já não me surpreendem mais. Em quase 100% das respostas obtive: “tenho medo de errar” ou “vão me julgar mal se eu errar”.
Em princípio, isso significa que para se manter em “estado de perfeição” e para não correr o risco de ser julgado como “o pior” , o tímido se “esconde”.
Conversando ainda mais com o tímido, descobri também que por trás desse medo do julgamento , escondia-se o “medo de ser rejeitado” ao ser julgado pelo suposto erro que cometeria.
A maior dor do tímido não é simplesmente a possibilidade de errar, mas a exposição ao erro e julgamento implícito.
A maioria das estatísticas é desfavorável aos tímidos: ganham em média 10% a menos que os extrovertidos. Pode ser também um obstáculo para ascender algumas carreiras, em que se necessita vender ideias, negociar e liderar grupos.
No cotidiano, o tímido acaba por perder a naturalidade, pois controla, de maneira ansiosa, o que vai dizer e como. Muitos desenvolvem, ainda, a fobia social e grande medo de falar em público.
O que a Cinesiologia pode fazer por você:
. Desativar a idade causa em que ocorreu tensão emocional em situações relacionadas ao tema.
. Promover conforto ao entrar em contato com suas capacidades e talentos, optando por focar em sua performance positiva.
. Promover visualizações criativas sobre a expressão dos seus talentos.
. Reduzir o medo de falar em público.
. Reduzir o estresse emocional.
. Diminuir a ansiedade, através de exercícios cerebrais.
. Estimular sua expressão verbal e corporal.
Livrar-se da timidez é possível! Vamos começar?
Tenham todos uma linda semana!
Abraços carinhosos
Márcia Dario
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 9
Márcia Dario é Mestre em Comunicação e Cinesiologista por Testes Musculares. É mentora realizando sessões individuais, em jogos, game e desativação de stress emocional, medo de falar em público, ansiedade, pânico. Promove através do trabalho: autocomunicação, autoconhecimento e autodesenvolvimento. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |