Conseqüências e vantagens da mente clara
Atualizado dia 2/23/2011 6:11:44 PM em Psicologiapor Regis S Mesquita de Oliveira
Para entender este texto sugiro que leia antes o texto: Focar o presente e a simplicidade para amplificar a satisfação
A mente reativa reage ao que está condicionada e aos instintos. Prioritariamente, ela tenta se defender, por isto sempre foca problemas e dificuldades. Por ser uma mente que gera pouca satisfação, ela busca compensação através dos desejos e fantasias que cria continuamente. Como conseqüência, poucas vezes foca a realidade e raramente se mantém no presente, no que acontece no aqui e agora.E a mente clara? A mente só é clara quando consegue focar o presente em sua simplicidade. No exemplo do texto o homem decidiu focar o gosto e o cheiro do café especial que estava tomando. Uma atitude simples e COERENTE com a escolha feita. A mente clara é assim: após feita a escolha, ela se mantém no presente, usufruindo da escolha e intensificando a vida. A prioridade não é se defender, e sim usufruir do que foi escolhido para viver.
O homem decidiu realizar o desejo de tomar o café. Comprou o café e enquanto a mente reativa o dominou, ele esteve distante, preso em seus pensamentos, problemas, desejos e fantasias. Praticamente não sentiu o gosto do meio copo de café que tomou.
Quando a mente clara entrou em ação, ele agiu com simplicidade. Ele prestou atenção ao café, cheiro e gosto. Tomou-o em pequenos goles e para intensificar o prazer manteve-o na boca por algum tempo. Em pouco tempo estava satisfeito por ter tido muita satisfação.
Vamos pensar em duas conseqüências práticas. Primeiro: o homem poderia ter tomado somente meio copo de café e ingerido menos calorias. Teria ficado muito satisfeito e "menos gordo". A mente clara permite que fiquemos satisfeitos/saciados com menos.
Segunda conseqüência: como chegamos mais rapidamente à satisfação, é mais fácil de promover a solidariedade. Se meio copo de café trará a saciedade para este homem, ele pode compartilhar a outra metade com alguém. A solidariedade deixa de ser algo moral e passa a ser uma prática viável e simples.
Um dos maiores estimuladores do egoísmo é a falta de satisfação do ser humano, que o faz querer e necessitar de mais e mais. A mente clara, ao permitir maior satisfação, ajuda a tornar as pessoas mais propícias a compartilhar.
A mente clara é uma mente coerente e simples, focada no presente. Este é um dos maiores segredos de uma vida intensa e bem vivida.
Regis Mesquita é psicólogo e terapeuta de vidas passadas em Campinas. (19) 3236-7511
[email protected]
https://twitter.com/mesquitaregis
Avaliação: 5 | Votos: 5
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |