Crenças
Atualizado dia 10/27/2011 12:55:01 PM em Psicologiapor Sueli Massotti
Se você sempre pensa em algo negativo, acaba se acostumando com essa negatividade, vai acreditando e isso vai se tornando sua a vida, a sua realidade. Então, identifique o pensamento que lhe causa dor, angústia, ansiedade e o transforme. Vamos parar para pensar alguns pensamentos muito comuns que se transformaram em crenças. Veja se você consegue identificar algum como seus:
Não sou merecedora! - Por mais que as coisas boas cheguem até você - amor, sucesso, dinheiro, prêmios - você mesmo vai dar um jeito de desfazer tudo. Você merece as coisas boas, sim. Todos nós, sem exceção, somos filhos de Deus e merecemos o melhor. Você, como pai ou mãe, não quer o melhor para seus filhos? Imagine Deus, Nosso Pai! Então, troque o pensamento negativo pelo positivo: Eu mereço tudo de bom, pois sou filho(a) de Deus!
Eu não sou bom o bastante! - Não adianta querer ser bom em tudo. Ninguém é talentoso em tudo. Você pode ser um excelente pintor, uma excelente cozinheira, um excelente motorista, mas um péssimo dançarino. E daí? Querer ser bom em tudo é acabar com sua autoestima. Uma pessoa perfeccionista em tudo não consegue ser feliz. Respeite seus limites e valorize seus talentos!
Minha vida é uma droga! - As palavras têm poder, força e energia e são elas, junto com o pensamento, que constroem a nossa realidade. Será que a sua vida está mesmo tão ruim assim? Você já parou para observar as dádivas, as bênçãos que recebe? E, o que você pode fazer, com o que tem no momento, para melhorar a sua vida? Em primeiro lugar, mude a frase negativa e escolha outra com uma conotação positiva, como você gostaria que sua vida ficasse. Por exemplo: Minha vida é alegre!
Nunca vou ser alguém! - Se você não acreditar em você, ninguém vai acreditar também. Perceba o quanto você olha para seus aspectos negativos! Valorize-se como pessoa, valorize suas qualidades. Você pode mudar suas crenças, seus pensamentos, na mesma hora em que parar para pensar seus pensamentos. Você é o que você pensa.
Sou feio! - Essa é uma crença que tem mais a ver com o interior do que com o exterior. Enquanto você pensar assim, não adiantará emagrecer, fazer cirurgia plástica, ouvir elogios, pois continuará sentindo-se feio. Não se compare com ninguém, pois você é único no Universo. Descubra seus pontos fortes e use-os em seu benefício, a cada dia, descubra mais talentos e qualidades em você. O que está fora é reflexo do que está dentro. A beleza está dentro de você, na sua essência humana.
Meus relacionamentos nunca dão certo! - Quanto mais repetir essa frase, mais vai acontecer isso. Analise seus relacionamentos e repare nos aspectos bons e ruins. Não reclame, não se lamente. Procure tornar-se um ser humano melhor e dê ênfase nas suas qualidades. Construa novos relacionamentos. RE- LAÇo- AÇÃO = ação de fazer laços novamente. Então, re-lacione-se com seus amigos, com seu cônjuge, com seus filhos, com seus netos... Re-lacione-se, faça alguém feliz e seja feliz!
Não consigo ter dinheiro! As pessoas geralmente gastam mais do que ganham porque não sabem, não aprenderam a lidar com dinheiro. Se estiver endividado, negocie a dívida. Quanto mais você fugir, mais cresce a sua dívida. Separe uma quantia mensal para ser poupada. Vamos fazer uma comparação da dívida financeira com a dívida emocional: Quem será que você precisa perdoar ou pedir perdão? O perdão tem uma energia poderosa. Mergulhe na energia do perdão, nem que seja apenas em pensamento, com a intenção de perdoar ou de pedir perdão. Parece estranho, mas tem muito a ver perdão e prosperidade.
Depois de algo bom vem sempre algo ruim! - A vida não é estática, ela é muito dinâmica. Viver bem não significa não ter problemas, mas sim um aprendizado constante de como lidar com as dificuldades e limitações. O pensamento sabotador de que é melhor que o bom acabe logo por causa da existência das coisas ruins, não o deixa ver as coisas boas. Só temos o momento presente, o agora. O passado já passou e o futuro ainda não chegou. Portanto, abra o seu momento presente. Viva o agora e não o depois!
Perceba a importância de parar para analisar seus pensamentos e a origem de suas crenças. A grande maioria delas foi criada há muitos anos atrás e num contexto que não existe mais, em função do dinamismo da vida. Faça o exercício diário de pensar o seu pensamento e trocar os pensamentos negativos imediatamente por um positivo e suas crenças serão gradativamente transformadas para melhor.
"Orai e vigiai" (Jesus)
Um grande e carinhoso abraço, Sueli Massotti
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 10
Conteúdo desenvolvido por: Sueli Massotti Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |