Descontrole emocional no esporte
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Fernanda Luongo
Assunto PsicologiaAtualizado em 7/17/2014 12:08:52 PM
Será mesmo que somente a técnica e o preparo físico são suficientes para fazer com que um atleta tenha um desempenho espetacular? Será que estes pré-requisitos são determinantes no final de um teste ou competição?
Eu acredito que não, e não sou a única.
Levando em conta a complexidade do ser humano e as diferentes facetas que o compõe, o aspecto mental e emocional não devem ser negligenciados. Muitos técnicos e preparadores perceberam isso e já começaram a incluir outras atividades na rotina de seus atletas: individualmente e em grupo.
Além da técnica e do preparo físico os atletas precisam também de equilíbrio mental e controle emocional. Práticas como yoga e meditação, bem como atividades similares promovem o bem-estar, aumentam a capacidade de concentração, relaxamento e fortalecem o sistema imunológico destes profissionais, tornando-os mais completos e preparados para enfrentar seus desafios cotidianos (que incluem competições).
O treinador Pete Carrol dos Seattle Seahawks, time de futebol americano num artigo para a ESPN em 2013 disse ter incluído o yoga e a meditação ao treino dos jogadores:
"Se você tem jogadores mais felizes e mais equilibrados, eles serão mais capazes de gerir as suas emoções, lidar com o estresse, e, finalmente, executar o seu melhor desempenho sob pressão."
O técnico da seleção da Alemanha (campeã da Copa do Mundo de 2014), Joachim Löw também aposta no yoga. Na verdade, a seleção já conta com a presença do professor Patrich Broome junto ao staff há nove anos.
"Não só queremos estar preparados fisicamente, mas também mentalmente.”, disse Löw para justificar a presença de Broome na equipe.
Outras equipes ainda utilizam terapias complementares como acupuntura e técnicas energéticas para acelerar a recuperação dos jogadores e atletas, bem como homeopatia e outros tratamentos naturais que além de seus benefícios e da ausência de efeitos colaterais os deixam seguros nos testes antidoping.
Vejo que principalmente na Europa e nos EUA, as grandes equipes e os grandes treinadores já perceberam que o ser humano tem que ser cuidado de forma holística e não parcial. Aqui no Brasil, o ocorrido com nossos jogadores na semifinal de uma copa do mundo, revelou para milhões de brasileiros nitidamente que o descontrole emocional foi um fator que jogou contra estes atletas.
Não seria o momento de nos abrirmos a caminhos alternativos?
O preparo físico é extremamente importante, mas o preparo mental/ emocional pode ser categórico em momentos cruciais. Às vezes ele determina quem é que leva a taça para casa.
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Cantora, escritora, autora de três obras literárias já publicadas no país, terapeuta holística, registrada no Conselho Nacional de Terapia Holística CRT: 46.801 e originadora do Método Akhenaton®. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |