EM BUSCA DE SOLUÇÕES
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Rita Maria Brudniewski Granato
Assunto PsicologiaAtualizado em 8/11/2004 6:33:57 PM
INTRODUÇÃO.
Nos últimos anos tem ocorrido uma modificação no papel desempenhado pelas empresas, em função de novos estilos administrativos, com abordagens mais holísticas e participativas, possibilitando uma completa reciclagem nas formas de se lidar com o potencial humano das organizações.
A atitude mais ativa necessitada pelos projetos de melhoria da qualidade técnica e pessoais das organizações, fez um grande elo entre funcionários e empregadores, catalisando assim as necessidades da empresa e dos seus colaboradores.
Nesse momento de profundas transformações sociais, políticas, ambientais e climáticas, é vital a revisão dos valores e crenças. Deve-se abrir, mudar nossas percepções e tão arraigados paradigmas. Esse é o primeiro passo na construção de uma nova base de soluções.
Em busca de soluções é um projeto que já vinha sendo gerado em meu ser há algum tempo. Pensava, pela experiência de meu trabalho como Psicóloga, que a maioria das pessoas ficam envoltas com seus conflitos, com seus impasses, com muito medo de confronta-los e assim consequentemente mudar. Ao lidar com notícias ruins, pessoas difíceis, ou desapontamentos, a maioria das pessoas desenvolve hábitos e maneiras de reagir à vida e em particular as adversidades. Essa reação é apegar-se demais as suas posições, é superdimensionar os problemas, reagir com violência, valorizar apenas os aspectos negativos, etc. Vivem a vida como se fossem uma emergência permanente. Depois de algum tempo, essas pessoas, crêem que tudo de fato é um problema. Não percebem que a maneira como se relacionam com seus problemas é diretamente responsável pela solução rápida e eficiente que possam encontrar para eles.
Proponho aqui uma mudança, uma mudança de hábitos, de reação, para novas perspectivas. Esses novos hábitos permitirão as pessoas desenvolver uma vida mais rica e satisfatória, levando-os a uma maior autonomia, a relacionamentos interpessoais mais saudáveis, a aprender a aceitar a vida e o que ela lhes oferece, possibilitando assim desenvolver suas potencialidades e criatividade.
Na filosofia Zen, quando superamos os conflitos, os problemas, em vez de resistirmos a eles, com todas as nossas forças, nos defendendo erroneamente, a vida começa a fluir.
Para finalizar, autonomia é a capacidade que o ser humano tem de “mudar as coisas que podem ser mudadas, aceitar as que não podem, e ter a sabedoria de perceber a diferença que existe entre as duas” ( prece da serenidade).
O que sugiro aqui, é um método dirigido para a competência e não para as falha do indivíduo; para seus recursos, não para suas fraquezas; para suas possibilidades, não para suas limitações.
METÓDOS PARA A MUDANÇA
1- Modificar a forma de “criar” a situação que é percebida como problemática. ;mudar as ações e interações envolvidas na situação problemática, liberando os para ações diferentes e atípicas que mais provavelmente resolverão sua situação do que a repetição de padrões malsucedidos, podendo assim ocorrer uma mudança no quadro de referencia, no modo de “criar”, estimulando o surgimento de potencialidades e capacidades novas e principalmente as adormecidas.
2- Modificar a forma de “enxergar” a situação que é percebida como problemática: :levando o indivíduo a mudanças de ação e à estimulação de suas potencialidades e de recursos não utilizados O enfoque é no que é possível e mutável, não no que é impossível e intratável.
3- Evocar recursos, soluções e potencialidades para trazer para a situação que é percebida como problemática: : possibilitar ao indivíduo lembrar de seus próprios recursos e trazer a tona as potencialidades e capacidades que pode levar a mudanças de ações e de pontos de vista.; o propósito é estimular e utilizar processos, memórias e experiências mediadas inconscientemente para resolver os conflitos, ir para o confronto e assim criar uma expectativa de mudança.
TÉCNICAS A SEREM UTILIZADAS
1- Receitas de solução: fórmulas para a mudança
Desenvolvimento de intervenções que são eficazes para resolver tipos diferentes de problemas.
2- Hipnose voltada para a solução
3- Manutenção das mudanças.: dinâmicas de grupo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Tomar consciência de seus problemas não basta para melhorar suas condições físicas, psíquicas e energéticas, é necessário modificar hábitos. Tem-se que parar de se “pré-ocupar” com as dificuldades e sim ocupar-se delas, essa é a única forma de resolver o que incomoda.
O stress pode parecer o grande vilão na vida das pessoas, no entanto é bom lembrar que não existem carrascos sem vítimas e o ser humano é o maior responsável pela situação que se encontra. Ele atrai para si o que deseja. Pessoas com atitudes positivas em geral vivenciam boas experiências. Pessoas com atitudes negativas freqüentemente relatam desgraças a que são acometidas.
Deve-se lembrar que a vida flui, nada permanece como é, e as coisas que costuma-se considerar importantes também vão passar. O que resta serão as lembranças e o aprendizado. O desapego é a tônica deste final de milênio. Observe oscilações financeiras no mundo todo, as variações climáticas e isto indica que deve-se estar pronto sempre para mudanças. Valores materiais tão estimulados neste século passado, passam a dar lugar ao que realmente é eterno: a evolução da alma humana.
O ser humano deve se ocupar em cuidar-se como um ser inteiro e integrado. Deve descobrir quem é, como é, o que sente e deseja. Essas respostas irão nortear suas atitudes e somente com a consciência delas permitirá sua realização nesta esfera de evolução: a autonomia e/ou o livre arbítrio
Com o reconhecimento do próprio potencial, e com confiança na capacidade deste, o ser humano poderá construir um mundo melhor. A partir dela, poderão transformar-se pôr meio de aumento das qualidades positivas e da redução das negativas
Dra. Rita Maria Brudniewski Granato (PSICOLOGA CLINICA ) link
Tel: 0xx21 33250302
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Rita Maria Brudniewski Granato Sua metodologia atual de trabalho combina diversas áreas da Psicologia tradicional e moderna, com resultados altamente eficazes comprovados pela recuperação de centenas de pacientes ao longo dos seus mais de 30 anos de profissão Especializou-se em atendimento a adultos, adolescentes, crianças, casais e família. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |