Entrevista sobre a Preparação Emocional para Gestação e Parto Conscientes
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Amano Bela (Josie Zecchinelli)
Assunto PsicologiaAtualizado em 11/26/2009 9:20:02 AM
Trecho de entrevista concedida por Josie Zecchinelli (Amano Bela) para o Espaço Mamãe da Hora, em São Paulo, sobre seu trabalho de Preparação Emocional para Gestantes e Casais Grávidos.
Espaço Mamãe da Hora (M.H.): Como é o seu trabalho com as gestantes?
Amano Bela: Durante a gestação, a mulher fica mais sensível, sua percepção fica mais aguçada, seus sentidos mais apurados. Isso é uma preparação da natureza para que a mulher se torne mãe. Ela necessitará dessa sensibilidade extra para cuidar de seu bebê, para conhecê-lo bem, saber do que ele precisa. Além disso, o psiquismo da mulher também se modifica, ele está preparando o terreno para que essa mulher se torne uma mãe melhor. Qualquer questão não resolvida para esta mulher acerca de sua vida pode ficar mais evidente durante a gravidez, isso virá à sua consciência, para que ela possa resolver e para que isso não afete a sua maternidade. Essa é a sabedoria da natureza, é a preparação da mulher em todos os âmbitos: físico, emocional, mental e espiritual. Por isso, a gravidez pode ser um período de tremenda revolução na vida de uma mulher, pode fazê-la se deparar com uma série de questões que talvez ela não quisesse ver antes, pois ela precisa amadurecer para se tornar mãe.
A gestação e o parto fazem parte do rito de passagem de filha para mãe. São momentos especiais e com um potencial de transformação profundo. No entanto, atualmente, a maioria das mulheres vivencia a gravidez numa grande correria. Os rituais de passagem se perderam com as antigas tradições e muitas mulheres acabam vivenciando este período de forma muito solitária e sem curti-lo devidamente. Muitas mulheres não têm mais em sua vida o contato que as antigas gerações tinham com a maternidade, de acompanhar de perto a criação dos bebês da família, o contato freqüente com bebês. Muitas só vão pegar no colo um bebê pela primeira vez quando é seu filho que nasce. Todo esse distanciamento da maternidade trouxe muitas modificações na vivência das mães atuais.
O índice de problemas e dificuldades aumentou muito, muitas mulheres passam por tristeza e depressão seja na gestação e/ou no pós-parto, e muitos desses problemas estão relacionados à falta de preparo, de suporte com relação a todas essas transformações que surgem com a gravidez. Quanto mais a mulher puder se preparar, olhar mais fundo para esse período de sua vida, ter suporte em suas mudanças, melhor será para ela, seu bebê e sua família. O trabalho que realizo visa exatamente trazer a possibilidade desse cuidado mais atento com as questões relativas à maternidade. Seja por meio de um trabalho individual, a mulher consigo mesma, ou através de atividades de grupo, nas quais ela troca experiências com outras gestantes e mães, a preparação para a maternidade pode fazer toda a diferença para trazer às mães mais consciência em suas vivências e mais qualidade e alegria às suas vidas. A partir do momento em que a mulher pode relaxar, sentir a conexão com seu corpo, suas emoções, aceitar aquilo que está presente em sua vida naquele momento e ir esclarecendo estas questões, isto terá reflexo na sua relação com o bebê, com seu companheiro e com sua família, fortalecendo os vínculos positivos e amorosos e dissolvendo os nós que possam estar ocasionando vínculos problemáticos.
O foco de meu trabalho não é apenas em tratar problemas que as gestantes apresentem, este é um trabalho aberto a qualquer mulher que queira trazer mais qualidade à sua vida, mais consciência, e trataremos do ser integralmente, unindo mente, corpo e sentimentos, e também trazendo a conexão com o bebê neste processo.
M.H.: Como isso pode beneficiar a mulher no momento do parto?
Amano Bela: O parto é o clímax de tudo o que a mulher vivenciou na gestação. É o momento mais esperado, e efetivamente o momento em que ela se tornará mãe, o momento da separação mãe-bebê. Pela primeira vez ela vai se deparar com o bebê como um ser separado dela, ali ela deixará mesmo de ser apenas filha para se tornar mãe. O trabalho de parto é também o clímax de toda a liberação hormonal que acontece durante a gestação. O nível de hormônios liberados atingirá um grau que em nenhum outro momento de vida acontece, exceto durante um parto. Essa enxurrada hormonal tem um propósito: auxiliar a saída do bebê e facilitar a vinculação mãe-bebê. No entanto, qualquer situação que gere tensão para a parturiente pode afetar a liberação hormonal, e prejudicar o andamento do trabalho de parto. Quanto mais a mulher estiver consciente de como usa seu corpo, do efeitos que a tensão acarreta para ele, de como ela pode interferir para dissolver as tensões e relaxar, maiores as chances de ter um trabalho de parto mais tranqüilo, melhor para ela e o bebê.
Durante a preparação emocional para o parto, a mulher aprenderá a se observar, percebendo como suas emoções afetam o seu corpo e a lidar melhor com essas emoções, o que favorece também para que ela lide melhor com momento do parto. Além disso, se a mulher trabalhou seus medos e inseguranças durante a gestação, é possível que ela se sinta mais segura e ativa em relação ao parto normal, podendo fazer escolhas mais conscientes com relação ao que quer para o nascimento de seu bebê.
Para ver e entrevista na íntegra, acesse: link
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Psicoterapeuta Corporal, Doula e Educadora Perinatal; pesquisa e desenvolve atividades, desde 2002, nas áreas de Terapias Integradas de Respiração e de terapias relacionadas ao início da vida. Contato: (11) 9338 4676 - www.escoladerenascimento.com.br - www.maternidadeconsciente.com.br E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |