Espiritualidade e o Set Terapêutico!



Autor SPAÇO NATUREZA & TERAPIAS
Assunto PsicologiaAtualizado em 7/18/2012 12:37:12 PM

ESPIRITUALIDADE E O SET TERAPÊUTICO
Por Silvio Farranha Filho, psicanalista
Por Silvio Farranha Filho, psicanalista
Viver num mundo de terceira dimensão, como o planeta Terra, por exemplo, é aprender a lidar com a dualidade. O planeta é dual, isto é, é composto de dois pólos opostos e complementares. É aprender a lidar com a escolha. Estar sempre diante de duas alternativas e fazer a escolha por uma. Vive-se primeiro a alternativa escolhida, depois vive-se a outra. Ao se viver uma, cria-se a necessidade de se viver a que foi preterida, esta necessidade é o conflito que todos experimentamos. Fazemos escolha o tempo todo, porisso, aprendizado é a obtenção das lições ao se viver as duas faces da mesma realidade. Ser perfeito é a ciência de viver a dualidade sem fazer uma escolha errada sequer. É o aprendizado máximo de criar e se relacionar. Adquirida esta condição a pessoa fica isenta de viver no meio humano, ou pode escolher continuar vivendo neste mesmo meio, porém na condição de co-criador da Natureza.
Assim, somos seres de natureza espiritual vivendo a dualidade através do mundo material, ou mundo da forma. Nossa alma se expressa no mundo da forma através da atividade. Ajudamos a construir o Planeta para que a Vida se expresse. Saímos da condição de primitivos para a condição de civilizados. Toda expressão humana no planeta submete-se ao paradigma Bem e Mal.
No seting terapêutico a espiritualidade tem o nome de necessidade. Somos seres com necessidades. As empresas surgem para atender necessidades das pessoas. Nossa alma tem necessidades, portanto, saúde e doença são dois pólos da mesma realidade, assim, a doença ou a saúde não estão na vida material, estão na alma, são necessidades da alma. Lidar com a espiritualidade é entrar em contato com as necessidades espirituais, ou seja, sentimentos.
As sensações de conforto e desconforto, prazer e desprazer na vida cotidiana indicam que a alma está em conflito consigo mesma. Há algo nela que precisa ser identificado, reconhecido e tratado. No set este algo tem o nome de neurose. Nas palavras de um grande terapeuta, neurose implica em ser o que não se é, a fim de se obter o que não existe. Uma pessoa que teve sua necessidade de amamentação mal atendida, quando era bebê, traz tem dentro de si uma necessidade de procurar por comida. São pessoas que toda sensação de satisfação ou insatisfação está ligada à comida. Até reconhecer que a necessidade de ser alimentada está na alma. Todo sentimento emana da alma, mas é através das formas do mundo material que podemos identificar as necessidades da alma. Se o sofrimento é por causa da solidão, isto indica que a alma está solitária de si mesma. Este sentimento desaparece quando a alma encontra a sua própria companhia, mesmo que no mundo da forma ela viva solitária. Nas palavras de Ghandi: você estará bem, se estiver bem dentro de ti, mesmo que tudo à sua volta esteja ruim. Espiritualidade é a conexão com o Sagrado. Fora desta conexão a alma experimenta uma busca frenética por satisfações ilusórias, tais como prazer, trabalho, sexo, vícios de toda ordem, parceiros, para atenuar sentimentos terríveis como o vazio interior, a pobreza psíquica, a solidão, a depressão, etc. Porém, todas estas coisas são profundamente alteradas para melhor, quando a alma se conecta novamente com o seu dom natural, ou seja com a sua espiritualidade.
Muitos experimentam o caminho espiritual, mas, em determinados momentos, são orientados a buscarem suas respostas dentro de si mesmos, como se fosse o fim da linha. A pessoa, então, se dirige ao set terapêutico e vai lidar com todo material que desconhece em si mesma. Através do mecanismo de Projeção de Sombra, trata de seus sentimentos perturbadores, ilumina sua consciência, orienta a sua razão, erradica suas crenças perniciosas e aproxima-se do perdão a si mesma. Ela encontra a Luz! Assim, a jornada no set terapêutico é também uma jornada espiritual. Também no set terapêutico se desenvolve a espiritualidade, ficando com a pessoa, a liberdade de escolher em qual religião irá expressar sua espiritualidade, ou, dando continuidade ao caminho espiritual anteriormente traçado.









Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |