Menu
Somos Todos UM - Home

Estresse de Vida Particular X Síndrome de Burnout ou Estresse Profissional.

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Luci Freire

Assunto Psicologia
Atualizado em 3/17/2015 12:08:07 PM


O Estresse é uma doença que acomete um número cada vez maior de pessoas, desde crianças a adolescentes, adultos e idosos. É uma doença que quando não gerenciada, bem diagnóstica e tratada pode levar a morte. Segundo a Organização Mundial de Saúde 60% das queixas em consultório médico estão associadas ao Estresse que pode ser tanto de vida partícula ou Estresse profissional ou Síndrome de Burnout.

Antes da definição sobre o Estresse, leia abaixo e verifique se você já sentiu ou sente algumas das situações relatadas:

Estresse de Vida Particular:
Você já sentiu que tudo depende de você para resolver ou que os outros esperam que você resolva por eles enquanto eles mesmos não resolvem? Você já sentiu que o peso do mundo está nas suas costas ou que algumas pessoas dependem exclusivamente de você? Você já visualizou os seus problemas dos quais não pode resolver por si só porque outros estão envolvidos? Você reclama de seus problemas e no entanto não vê uma saída para os mesmos? Você explode facilmente com amigos e familiares ou desconhecidos? Você sente uma vontade de largar tudo e dar um sumiço por alguns dias? Você sente que o seu lar não é o seu ponto de descanso ou seu porto seguro?

Estresse Profissional ou Síndrome de Burnout:

Você sente uma ansiedade extrema em corresponder às expectativas da empresa em que trabalha a ponto de perder algumas noites de sono? Sente que o que você faz não é satisfatório ou bom o suficiente e se cobra o tempo todo sentindo que não está evoluindo? Você reage com tristeza e angústia frente as pressões da sua equipe ou chefia? Você tem a sensação de que seus colegas não te respeitam ou não te querem bem e até mesmo recusam seu coleguismo, querendo por vezes te prejudicar? Você sente alterações orgânicas como taquicardia, sudorese, enxaqueca, sonolência, nervosismo, ansiedade, desânimo e vontade de pedir demissão em seu horário de trabalho? Você sente insônia e se isola afastando-se até dos melhores amigos e de situações que proporcionam prazer? Você vive para o seu trabalho e sente que não produz o suficiente? Ou é agredido e desvalorizado mas se sente obrigado a continuar com suas funções por sua remuneração?

Independente de se identificar com algumas das situações acima, você tem alguma doença de repetição da qual não consegue se curar? Resfriados, gastrite, desânimo, cansaço, enxaqueca, dores no corpo, tensão, inquietação, angústia, dor no tórax, falta ou excesso de apetite, dificuldade de relacionamento, uso de bebida alcoólica para relaxar, dificuldade se divertir, mau humor, medo sem causa aparente, sintomas sem constatação clínica, choro frequente ou acessos de raiva, vontade de só dormir ou até mesmo de morrer?

Se você se identificou com quatro sintomas da lista de estresse de vida particular ou estresse de vida profissional e três dos sintomas generalizados, você pode estar passando por um momento de forte Estresse em sua vida.

O que vem a ser o Estresse?

De um modo geral o Estresse é uma resposta do organismo frente a uma série de estímulos por ele percebido, que ao se tornarem intensos podem provocar uma reação em cadeia, com vários sintomas como resposta a uma capacidade adaptativa, gerado pelo próprio organismo. É um círculo vicioso, quanto maior e mais intenso for a exposição do corpo ao estresse, maior e mais intensa será a resposta e mais debilitada a pessoa se tornará.

O Estresse atua e age de forma silenciosa, minando lentamente a vida da pessoa, levando em algumas vezes a diagnósticos inadequados como transtornos de ansiedade ou depressão como é mais comum, fazendo com que sejam administrados antidepressivos ou ansiolíticos, agravando ainda mais o estado da pessoa. O tratamento para o estresse não pode se basear apenas em medicação, é necessário um plano de reeducação da própria vida, envolvendo um projeto de qualidade de vida agregado a Psicoterapia, Terapia Corporal e/ou Vibracional e Harmonizadores como os Florias e a Oligoterapia.

Relaxar, equilibrar, harmonizar e nutrir são pilares fundamentais no combate ao Estresse e um dos fatores primordiais é o autoconhecimento e a auto percepção.

Luci Freire
Psicologia, Terapias Corporais e Vibracionais e Iridologia.


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Luci Freire   
Luci Freire - Psicóloga com experiência em atendimento clínico com especialização em Terapias Corporais e Vibracionais. Formação Internacional em Terapia Floral, Gestalt Terapia, Bioenergética, Reiki, Terapia da Polaridade, Oligoterapia e Iridologia Orgânica e Comportamental.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa