Felicidade é um bom encontro
Atualizado dia 3/18/2010 9:15:49 AM em Psicologiapor Iole Maria Bonetti
É muito utilizada e questionada por todos. A todo momento nos perguntamos: sou feliz? O que é essa tal felicidade? Onde ela anda? Como posso ser feliz?
Corremos o tempo todo atrás da felicidade, sem mesmo nos perguntarmos o que ela significa para cada um de nós.
Por vezes, criamos até uma falsa imagem sobre ela: ao vermos uma pessoa sorrindo ou rica consideramos que é feliz. Da mesma forma; se nos deparamos com alguém sério ou menos afortunado associamos à infelicidade.
Ao pronunciar a palavra felicidade, sua sonoridade me reporta a Feliz Idade. E cito aqui o poeta Mário Quintana que descreve de forma ímpar em seu poema "A idade de ser feliz" o que, para ele, significa ser feliz:
"Existe somente uma idade para a gente ser feliz, somente uma época na vida de cada pessoa em que é possível sonhar e fazer planos e ter energia bastante para realizá-los a despeito de todas as dificuldades e obstáculos. Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente e desfrutar tudo com toda intensidade sem medo nem culpa de sentir prazer. Fase dourada em que a gente pode criar e recriar a vida à nossa própria imagem e semelhança e vestir-se com todas as cores e experimentar todos os sabores e entregar-se a todos os amores sem preconceito nem pudor. Tempo de entusiasmo e coragem em que todo desafio é mais um convite à luta que a gente enfrenta com toda disposição de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO, e quantas vezes for preciso.
Essa idade tão fugaz na vida da gente chama-se PRESENTE e tem a duração do instante que passa".
Também gosto muito da expressão felicidade na língua francesa: "bonheur". Sua sonoridade nos conduz a "bon heure" que quer dizer boa hora e equivale a dizer em português bom encontro.
Acredito que felicidade seja isso: um bom encontro!!!
Bom encontro em todos os sentidos que pudermos imaginar, sentir, vivenciar...
Por exemplo: ao acordarmos podemos ter um bom encontro com um sabor que nos apeteça no café da manhã e que até então não havíamos notado.
Ao sairmos para a rua, ao dobrarmos a esquina, podemos nos deparar com um amigo de trabalho, ou alguém que não víamos a algum tempo, ou mesmo o grande amor de nossas vidas.
A todo momento estamos vivenciando bons encontros, só precisamos abrir os olhos e enxergá-los; eles acontecem a todo instante, para não dizer 24 horas por dia.
Muitas vezes, por prestarmos atenção a apenas uma coisa em nossas vidas; deixamos que maravilhas e oportunidades passem por nós sem percebermos.
Alguns até acreditam que a felicidade não exista, outros acreditam que o que existe são momentos felizes.
Acredito, sim, nesses momentos, ou como estou chamando esses encontros que, na minha concepção, constituem a felicidade. Ela não é um objetivo a ser alcançado, não está em algo ou alguém que precisamos obter.
A felicidade é de graça, está aí para todos,
Basta você olhar de frente para ela...
Basta você querê-la, desejá-la...
Ela está bem debaixo do seu nariz...
Felicidade - para mim - são todos os bons encontros que permito me proporcionar!
E para você, qual é a sua felicidade?
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 7
Psicologa/Psicanalista Tels: 11 963439030 E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |