Menu

Ferramentas narcísicas: gaslighting

Atualizado dia 6/21/2023 10:51:22 PM em Psicologia
por Andrea Pavlo


Facebook   E-mail   Whatsapp

Continuamos nessa sequência de comportamentos dos e das narcisistas e aprender sobre isso é extremamente importante. Não só porque você pode cair nessa cilada a qualquer momento, por mais inteligente que você seja, mas porque no dia a dia nós estamos o tempo todo olhando e vendo narcisistas no trabalho, na família e nas amizades.

Quem já assistiu o seriado da Netflix “Seeling Sunset” – sobre um grupo de corretores de casas milionárias em Hollywood – vai se lembrar da personagem “Christine”. Uma mulher belíssima e riquíssima, uma das corretoras, que começou a perseguir outra das personagens – Chrishell.

Christine inventava histórias sobre um passado que nunca viveu (eles são exímios mentirosos e acreditam nas próprias mentiras), acusava as pessoas, organizava manipulações, difamações e toda a sorte – para o azar de Chrishell – de drama. Ela era considerada a vilã do seriado, até ser expulsa no final da temporada cinco por passar dos limites. E ela, de alguma maneira, gostava – e ria – quando percebia que uma das suas manobras tinha dado certo.

Pois bem, Christine usava muito o gaslighting, um dos mecanismos muitos usados pelos narcisistas. Ela dizia que alguém falou alguma coisa, dava entrevistas difamando as pessoas e depois dizia que tiraram do contexto e chegou a falar que Chrishell era “demente” porque não se lembrava de uma coisa que ela supostamente falou.

O que acontece é que a vítima começa a duvidar da própria memória e sanidade. Será que eu realmente falei e não me lembro? Geralmente não, mas o narcisista insiste tanto que você acaba achando que sim.

Uma das vezes que me lembro de sofrer gaslighting no meu relacionamento foi no fim do último ciclo. Eu falei que fiquei chateada porque ele havia dito que iríamos ficar juntos e comprar um apartamento. Depois, quando percebi que isso jamais aconteceria e fui pedir satisfações, ele disse que jamais diria isso e que eu estava projetando. Nesse relacionamento especificamente, ele costumava não dizer as coisas às claras, o que deixava o espaço de gaslighting muito mais amplo. Eu acabava concordando e dizendo “nossa, é mesmo, ele não disse com essas palavras”. Mas sim, existem maneira de dizer mesmo nas entrelinhas e muitas vezes eu duvidei da minha sanidade mental, achei que estava ficando louca e que não estava entendendo nada.

Como combatemos o gaslighting? É bem difícil porque ele é usado em momentos em que você está “distraída”. Então, a melhor coisa para relacionamento tóxicos e abusivos é o contato zero, ou seja, não ter nenhum contato com o ser humano. Bloquear em todas as redes e não permitir esse tipo de abuso psicológico nunca mais.

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Andrea Pavlo   
Psicoterapeuta, taróloga e numeróloga, comecei minhas explorações sobre espiritualidade e autoconhecimento aos 11 anos. Estudei psicologia, publicidade, artes, coaching e várias outras áreas que passam pelo desenvolvimento humano, usando várias técnicas para ajudar as mulheres a se amarem e alcançarem uma vida de deusa.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa