Focar o presente e a simplicidade para amplificar a satisfação



Autor Regis S Mesquita de Oliveira
Assunto PsicologiaAtualizado em 1/21/2011 2:19:12 PM
São nos momentos mais simples da vida que encontramos bons exemplos para explicar grandes verdades. O sujeito foi tomar um café especial; um café caro e saboroso que raramente ele se dispunha a pagar o preço.
Naquele dia ele resolveu pagar caro e sentou para tomar o café especial. Sua mente, a mente reativa, estava condicionada a fugir da realidade para as fantasias e se fixar nos desejos e nos problemas. Basicamente, sua mente não estava presente enquanto ele tomava o café.
Com a mente focando outro lugar que não o ato de tomar o café, ele praticamente não sentia o gosto do café. Esta pobreza mental continuou até a metade do copo de café. Neste momento algo aconteceu que o tirou da fantasia mental e o trouxe de volta para a realidade do café caro que havia escolhido tomar.
Ele observou o copo com café e pensou: "demorei mais de seis meses para gastar este dinheiro com um copo de café. Que bobo que sou! Até agora pouco aproveitei do gosto".
Ele tomou uma decisão: "vou prestar toda a atenção no gosto e no cheiro do café. Vou aproveitar ao máximo o café que sobrou".
Assim fez.
Prestou atenção ao sabor e ao cheiro; uma atitude simples, mas muito eficiente. Colocou um pequeno gole de café na boca e saboreou demoradamente. Somente com este pequeno gole já havia sentido mais prazer do que com o outro meio copo de café.
Seu instinto e seu treinamento o faziam desejar engolir tudo de uma vez. Focado, ele escolheu outro caminho. Escolheu o caminho da simplicidade e da satisfação. Tomou calmamente seu café, prestando atenção unicamente no gosto e no sabor. Para intensificar sua satisfação ele retinha o líquido na sua boca por mais tempo.
Ainda não havia tomado todo o copo de café e já estava saciado. Ele olhou para o copo de café e pensou: " ainda tem café, isto significa que posso ficar plenamente satisfeito com menos da metade deste copo de café. Basta eu me focar e prestar atenção no que estou fazendo".
Depois desta experiência este homem passou a se treinar para estar presente e focado; isto é o mesmo que se treinar para ser simples e ampliar a satisfação.
------
Regis Mesquita é psicólogo e Terapeuta de Vidas Passadas em Campinas - SP.
Fone: (19) 3236-7511
Texto também publicado no Blog Caminho Nobre https://regismesquita.wordpress.com/
------









Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |