Menu
Somos Todos UM - Home

HOLÍSTICA UMA ANTROPOLOGIA DO ESSÊNCIAL

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Paulo Rubens Nascimento Sousa

Assunto Psicologia
Atualizado em 31/08/2017 19:53:15


Vivemos tempos muito interessantes, de grandes riquezas e contrastes, embora o homem ainda não integrasse isto muito bem a sua vida diária, tudo é muito novo, abundante e fluido, e por isso mesmo, ainda muito fragmentado, distorcido. Somos uma civilização cartesiana, freudiana e dialética, em transição de paradigma e ainda vemos com muita desconfiança a desconstrução de nossa visão materialista do cosmos. As teorias atômicas e da relatividade de Albert Einstein valida completamente a visão de Platão de um Homem Integral, Holístico, não separado da natureza. As teorias e postulados platônicos culminaram em um tempo de muita riqueza cultural e filosófica, até os idos áureos da Alexandria antiga, onde havia “centros de cura naturais”, que se propunham tratar o homem como um todo.

Hoje longe do dogmatismo e da penumbra medieval, as terapias ditas alternativas vem ganhando respaldo científico e legal, e cada vez mais métodos que abordam outras dimensões do ser que não só a dimensão física abordam também a dimensão psíquica e noética (nous), a dimensão do Ser. Parece-me um tempo de grande riqueza que carece que o homem integre os novos e velhos paradigmas, como partes integrantes de nossos saberes humanos constituintes, de seres que somos não somente físicos, mas transpessoais. A filosofia platônica chega ao ano 400 a.C. ao seu ápice através da busca da excelência humana no que tangia sua ética e estética, levando a humanidade à um rico caldo de sabedores que deram origem as nossas ciências clássicas, e aos cuidados requintados com o Humano.

Plotino em sua inclinação platônica ensaia a metafísica que inspirou muitos filósofos, místicos, religiões pelo mundo todo de sua cosmologia e visão Holística, ele que cria o termo para definir o homem como sendo uma tríade, corpo, mente espírito, e cunha o termo HOLÍTICO para nominar sua práxis. A “medicina” ou “terapêutica” de sua época era de uma abordagem integrativa que tratava o homem com um todo, cuidando do corpo, do ferimento, da dimensão física, dos humores, dos rumores da alma, a dimensão psíquica, e a orientação ao SER, a dimensão Noética, ou do espírito. Tem-se notícia do centro Asclepiano da Cura pelo Sonho, aos arredores da Alexandria antiga, hoje atual Istambul.  Asclépio era o deus da cura e estes centros funcionavam como centros junguianos de cura que buscavam através do simbolismo dos sonhos e da doença curar as enfermidades e feridas da alma. Além das antigas técnicas orientais terapêuticas, indianas, chinesas, japonesas, encontramos outras tantas ocidentais, de grande valia como as terapias corporais, vibracionais, como agora os remédios quânticos, florais, terapias de vidas passadas, as constelações familiares, técnicas complementares que integradas ao tratamento convencional trazem uma verdadeira terapia para corpo, a mente e o espírito. Nosso espírito é a fonte emanadora de vida e consciência ao nosso corpo e as práticas holísticas, restauram esta energia, pedida no transcurso da doença. Vejo muitas mudanças físicas e comportamentais que minhas práticas complementares à psicoterapia que aplico: uma abordagem corporal – CALATONIA – e uma abordagem vibracional – Reiki, que uso em conjunto na evolução da prática terapêutica com meus clientes com excelentes resultados.

Carecemos de uma prática mais holística que integre nosso ser a nossa dimensão física, como não só nosso corpo, mas como vemos e organizamos também nossa vida material, nossa vida emocional e espiritual. A humanidade mais que nunca precisa se rever e se pensar holisticamente. Vivemos tempos de grandes exigências humanas e para o ser humano. Faz-se mister uma nova consciência do ser humano de nosso tempo, consciência de integrar a vida, à visão, a ideação e a atitude correta. Vivemos num disparate, feito baratas tontas, e precisamos de um paradigma integrativo que cure e transcenda a visão dicotomizada e reduzida do homem de nosso tempo. Podemos elevar nosso pensamento holístico para uma prática de cura do homem e do meio, uma terapia do indivíduo e da polis.


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Paulo Rubens Nascimento Sousa   
PSICOTERAPEUTA JUNGUIANO, ATUA COM HOMEOPATIA, TERAPIA FLORAL E FITOTERAPIA. PROFESSIONAL E SELF COACHING
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa