Menu
Somos Todos UM - Home

Liberte-se dos “pesos”, para viver pleno

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Alex Possato

Assunto Psicologia
Atualizado em 12/12/2013 2:05:13 PM




 

Acredito piamente que o ser humano veio a este mundo para viver bem, feliz, próspero, em paz consigo e com os outros. Também sei que não é um caminho fácil acessar esta vida plena. Um dos motivos que dificulta uma pessoa de acessar o melhor de si é o “peso” que ela carrega do seu sistema familiar. Embora a maioria das pessoas desconheça, a mente humana está conectada à mente do pai, da mãe, dos tios, dos avós e de toda a ancestralidade. É uma conexão em banda larga, que está ocorrendo aqui e agora.

Além dos pensamentos que você tem terem sido programados, desde a sua infância, as emoções que você sente também foram implantadas a partir de experiências do seu passado familiar… além, é claro, do seu próprio passado. Onde estão estas emoções? Onde estão armazenados estes pensamentos repetitivos, que ficam girando na sua cabeça? Em algum lugar que podemos chamar inconsciente.

Os “pesos” são coisas, fatos, situações que ocorreram no passado e não foram devidamente vistos, incluídos e sepultados. Em toda família há muita negação. Negamos pessoas, atitudes, fatos dolorosos. A discriminação é a marca registrada. Este é um hábito do ser humano, e se nascemos numa família, carregamos em nosso DNA estas negações. Que depois, repetimos em nossas vidas. Sem querer, nos identificamos com os falidos do nosso sistema. Os mortos. Os que foram abandonados. Os doentes mentais. Os que foram enganados. Os violentos. Os fracos. Os viciados. Se você parar para pensar, com a mente bem aberta, entenderá o quanto de energia emocional representa estar identificado com situações tão problemáticas e que foram negadas, através de gerações.

E se perceber em sua vida, observando as repetições que ocorreram que lhe trouxeram situações incômodas, poderá perceber a que você está ligado. Investigue-se: sempre atraiu relações onde não foi vista? Parceiros mentirosos? Ou viciados? Ou ainda, sempre houve traição? Tem dificuldades financeiras recorrentes? Quebrou várias vezes? Apresenta problemas físicos, doenças que sempre surgem? Percebe sua mente instável, beirando à insanidade? Tem medo sem sentido? Agressão que surge, do nada? Vontade de morrer? Vive em situação de dependência com alguém, sentindo-se impossibilitado de ir embora?

Este caminho é para poucos

Poucas pessoas estão prontas para se libertar dos pesos. Parece que ainda é necessário, neste atual estágio da humanidade, que muitos fiquem remoendo as dores, os problemas, e continuem culpando algo ou alguém fora de si pelo seu próprio sofrimento. Existe algo dentro de todo mundo que deseja a felicidade, e isso direciona as pessoas rumo às mudanças. Porém, mudam-se relações, trabalhos, a vida toda, e os problemas continuam se repetindo. E então a pessoa pode desistir. Fica amargurada, continua culpando o mundo exterior, mas não consegue olhar para dentro. E eu disse: não consegue! Pois não consegue mesmo!

Mas os poucos que estão preparados, descobriram que, se algo acontece em sua vida, e principalmente, se está se repetindo, é porque existe um padrão interno que está atraindo o problema. E partem corajosamente para olhar. Olhar as emoções. Olhar aquilo que ela mesma não aceita. Olhar para as negações. Pois aí está a chave para se desligar dos pesos familiares. Olhar para as negações, em primeiro lugar, e deixar que elas existam. É um processo doloroso, difícil, porque, por exemplo, se eu tive diversas traições, naturalmente existe um “não” para a traição e para aqueles que traem. Cada vez que olhar para isso, voltará a dor e o sofrimento que vivi, além de também eu me conectar com todas as traições do meu sistema familiar. Por isso que eu disse que é um caminho para poucos. É necessário coragem. Humildade. Perseverança. E com esta intenção, aos poucos, esta energia dolorosa se dispersa, e você percebe que, internamente, ganhou uma gigantesca força. A mesma energia que lhe causava tantos problemas, subitamente está à sua disposição. Você está forte!

A caminho da plenitude

Muitos param por aqui. Só queriam aliviar seus problemas, e isso ocorre. Então, param. Mas um grupo menor, bem menor, entende que não veio ao mundo para eliminar problemas e sofrimento. Estas pessoas se sentem chamadas a construir algo, em geral, que beneficiará a própria humanidade. Ela começa a se perceber dentro de um sistema maior, onde os irmãos existem além do seu próprio sistema familiar. Nesse instante, estas pessoas estão prontas para deixar o próprio sistema familiar para traz, para conectar-se com um outro sistema maior.

Quando você faz isso, você está em paz com sua família. Não deixou por birra ou raiva, mas simplesmente percebeu que o seu lugar no mundo é atuando com mais pessoas, atingindo outros seres, influenciando, deixando o amor fluir através de si…

Quantas pessoas você irá atingir? Que importa? O importante é iniciar o caminho da autoliderança, que possui outras regras. Neste caminho, você necessitará perceber seus pensamentos, emoções, estratégias, e se dominar. Abrir-se para intuir a direção, e ter energia física e mental para andar nesta direção. Terá que desenvolver o seu poder de comunicação, pois só atingirá pessoas se você se expressar. Será desafiado a ter compaixão pelas inúmeras pessoas que não possuem este poder, não entendem o que você quer e muitas vezes, ainda invejam a sua capacidade.

Mesmo assim, se você é uma pessoa consciente, entenderá que está servindo ainda a um sistema. Um sistema maior, que o conduz, te levando onde você é necessário. Mas, ao contrário do que ocorria antes, quando você carregava pesos da família, e não colhia bons resultados, neste outro caminho, você ficará muito satisfeito. Entenderá que este é o seu caminho de alma, e estará feliz e tranquilo dentro dele. Neste instante, os dons, talentos e força que também vêm do seu sistema familiar, estarão consigo, auxiliando nesta nova jornada. Até onde você irá? Também é um grande mistério. É preciso acabar com a insensatez de querer saber as coisas, achando que o saber dá alguma segurança. A jornada não tem fim. Lembrando o que o escritor Richard Bach diz, “Eis um teste para saber se você terminou sua missão na Terra: se você está vivo, não terminou.”




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Alex Possato   
Terapeuta sistêmico e trainer de cursos de formação em constelação familiar sistêmica
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa