Menu
Somos Todos UM - Home

MUITO CUIDADO: Você pode não estar deprimido... Pode estar Distraido!!!

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Iole Maria Bonetti

Assunto Psicologia
Atualizado em 26/07/2011 21:48:24



É muito comum, hoje em dia, ouvir alguém dizer: estou "deprê", desanimado, triste, chateado, estressado, choro por qualquer coisa, brigo com todo mundo.

Depressão é uma palavra frequentemente utilizada para descrever estes sentimentos, que podemos dizer "normais" diante dos percalços que a vida nos apresenta. Termos um humor variável, que oscile, é próprio do ser humano e muito comum na vida das pessoas; mas também sabemos que depois de um determinado período de tempo voltamos ao nosso padrão, sem grandes dramas.

A depressão é algo bastante diferente: é uma doença, um evento psiquiátrico. Seus sintomas mais comuns são: sensação de desconforto no batimento cardíaco, agitação psicomotora, constipação, fadiga, dores de cabeça, dificuldades digestivas, humor depressivo, perda de peso, irritabilidade, culpa, anedonia, pensamento lentificado, insônia, hipersonia, anorexia, bulimia, ganho de peso, pessimismo, ideação suicida.

Ela não é "frescura", é uma doença, um desequilíbrio bioquímico dos neurotransmissores e que compromete o físico, o humor e, em consequência, o pensamento.

A Depressão altera a maneira como vemos o mundo, como sentimos a realidade, como entendemos as coisas, as manifestações de nossas emoções, nossa disposição e o prazer com a vida.

É, portanto, uma doença afetiva e não é simplesmente estar na "fossa" ou com "baixo astral" passageiro. Também não é sinal de fraqueza, de falta de pensamentos positivos ou uma condição que possa ser superada apenas pela força de vontade ou com esforço próprio.

A Depressão, de um modo geral, resulta numa inibição global da pessoa, afeta a parte psíquica, as funções mais nobres da mente humana, como a memória, o raciocínio, a criatividade, a vontade, o amor, o sexo.

No contexto da psicopatologia existem muitos usos diferentes para a palavra depressão: transtornos de humor, fadiga crônica, neurastenia, melancolia, disforia, fibromialgia, distimia, ciclotimia, unipolar, bipolar, personalidade depressiva, esgotamento.

A vida, para o depressivo, não tem graça, não tem cor, não tem sabor!

Certas pessoas utilizam esse termo corriqueiramente para se autodenominarem "depressivas", e em qualquer situação de suas vidas. Mas não se encontram doentes, podem estar tristes, de baixo astral, descontentes com a vida, passando por problemas; mas - insisto - não doentes.

Facundo Cabral, um cantor e compositor argentino, em um de seus poemas, faz uma extraordinária reflexão sobre estar ou não "deprimido":

"Não estás deprimido, estás distraído...
...Distraído em relação à vida que te preenche,
Distraído em relação à vida que te rodeia:
Golfinhos, bosques, mares, montanhas, rios.
Faz apenas o que amas e serás feliz. Aquele que faz o que ama, está benditamente
condenado ao sucesso, que chegará quando for a hora, porque o que deve ser 
será, e chegará de forma natural." 


Muito interessante é notarmos e refletirmos sobre nossas próprias vidas, o que estamos fazendo com ela, qual o caminho e o sentido que estamos dando?

Hoje, você esta feliz do jeito que esta vivendo? O que você gostaria de ter ou ser? Onde gostaria de estar? Como você quer a sua vida de agora em diante?

Você gostaria de ter saúde, paz e prosperidade? Uma conta bancária recheada, uma família feliz, uma vida harmoniosa com o amor da sua vida? Viajar periodicamente para lindos locais, descansar em um belo hotel a beira mar? Ter o reconhecimento profissional que você sempre sonhou? Ter seu carro, sua casa, seus bens materiais?

Você tem metas, sonhos, desejos? E, principalmente, sem medo?

Não importa o que; escolha o que quiser, qualquer coisa, questões pessoais, profissionais, materiais, afetivas, familiares. Tudo vale desde que
as metas estejam alinhadas com o seu coração, o seu propósito maior e a sua identidade.

Isto tudo é VIDA, que posso dizer ser o contraponto e a própria prevenção contra a depressão.

Perceba se você está distraído da vida; olhe em volta, abra seus olhos, abra seu coração e DESPERTE para a vida!

"Há muitas pessoas de visão perfeita que nada veem...
O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido.
Os olhos têm de ser educados para que nossa alegria aumente.
Aprendemos palavras para melhorar os olhos.
As palavras só tem sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor."
(RubemAlves)




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Iole Maria Bonetti   
Psicologa/Psicanalista Tels: 11 963439030
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa