Menu
Somos Todos UM - Home

Nós podemos ser quem quisermos! (Histórias de superação)

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Patricia M. Barros

Assunto Psicologia
Atualizado em 19/09/2013 22:36:21


Já me senti incomodada por ser baixinha, principalmente durante a adolescência. E já acreditei que esta característica era uma limitação. Que bobagem! Conheci uma bailarina que tem mais ou menos a minha altura  (1, 45 m). Ela é muito bonita, tem olhos muito azuis, pele clara e cabelos escuros.  E gostei muito do seu trabalho como artista! Hoje ela participa de um grupo de dança do Rio de Janeiro.



Há algum tempo ouvi falar de uma agente e de uma delegada da Polícia Federal que têm aproximadamente a minha altura. Quanto à agente, ela é campeã de tiro, ninguém se mete com ela! Poderosas!



Também já me contaram a história de uma senhora de 104 anos, que é pequena como eu. Ela está ótima, tem um namorado de 76 anos e encontra-se com as amigas para tomar vinho e jogar bingo. Os brindes são brincos, coisas deste tipo. Eu quero ter esta força, este amor pela vida! Desconfio que o amor pela vida pode nos levar muito longe, a lugares que nem suspeitamos!



A atriz Linda Hunt é outra mulher de baixa estatura e que é admirável! Ela é portadora da Síndrome de Turner e tem a minha altura. A artista recebeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme “O ano em que vivemos perigosamente” (1983) e tem uma carreira sólida no teatro, tendo sido indicada para o prêmio Tony e recebido diversas outras honrarias. Uma artista que tem personalidade, sem dúvida! Lembrei-me da canção “I am what I am”, de Gloria  G.



E o que falar sobre as gordinhas que se garantem? Gaby Amarantos e Preta Gil estão aí para não me deixar mentir!



É claro que lidar bem com o fato de ser baixinho(a) ou gordinho(a) é uma questão de autoestima, no sentido de não se importar com as opiniões dos outros e com as mensagens transmitidas pela mídia. Afinal, a opinião da própria pessoa é o que importa! Ninguém sabe o que é estar na sua pele, não é verdade? Quem seria a pessoa mais indicada para formar uma opinião sobre você, amigo leitor? Você mesmo(a), é claro! E se você tem valores éticos, se procura ser uma pessoa melhor (Se você está lendo este texto não tenho nenhuma dúvida quanto a isso!), esta é a verdadeira beleza!



É claro que o fato de uma pessoa não se adequar aos padrões de beleza divulgados pela mídia não causa problemas tão graves quanto os causados por uma deficiência física. Mas mesmo problemas físicos não são obstáculos que não possam ser superados. Existem muitas histórias de superação que merecem ser relembradas. Thomas Quasthoff, por exemplo, é considerado o maior barítono alemão. O fato de ser vítima da taledomida não impediu que chegasse onde chegou! Ele aposentou-se de sua carreira nos palcos por motivos de saúde, o que foi lamentado por críticos musicais que o admiram.



Eu não poderia deixar de mencionar também o autor do livro “Uma vida sem limites”, Nick Vujicic, que nasceu sem os braços e pernas. Ele passou por muitas dificuldades durante a sua vida. Palavras dele: “Por muito tempo me perguntei se haveria no mundo alguém como eu, e se haveria outro propósito para a minha vida além de dor e humilhação.” É claro que a Vida tinha outros propósitos para ele! Hoje, além de ser escritor, ele é um palestrante motivacional internacionalmente conhecido. A sua principal mensagem é que qualquer pessoa deve ter como objetivo encontrar seu propósito de vida, apesar de todas as dificuldades que podem surgir.



A atriz, apresentadora, escritora e roteirista (uau!) Fernanda Young é outro exemplo de superação. Em um comercial de televisão ela falou sobre a dislexia e sobre uma tentativa de suicídio aos 17 anos. E olha só onde ela chegou! Em uma entrevista Fernanda declarou que não foi fácil ser "diferente". Mas é claro que as "diferenças" têm o seu lado positivo! Quantos artistas e gênios não se adequavam ou não se adequam aos padrões de "normalidade", não é verdade? E pessoas "diferentes" podem causar muitas mudanças positivas na sociedade! Além disso, na diversidade está o colorido da Vida!



De fato, muitos limites estão apenas nas nossas mentes. Correção: para a Vida não existem limites!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Patricia M. Barros   
Sou jornalista e advogada. Atualmente sou funcionária pública e estudante de psicologia e psicanálise. Sempre me interessei por questões que envolvem comportamento e o desenvolvimento pessoal. Espero contribuir um pouco para o bem-estar e felicidade de algumas pessoas!
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa