O Ciúme e o Sistema de Apego
Atualizado dia 17/09/2021 01:58:18 em Psicologiapor Flávia Fuzeti Fagali
Mas por que disse em geral? Porque tudo depende de como funciona seu sistema emocional. Se você tem um estilo de apego ansioso e acredita na primeira saída que esta será sua ultima chance de um relacionamento, ainda que só tenha tido um encontro, o investimento será grande em termos de expectativas e, logo, se não der certo você pode enxergar que tem muito a perder.
Mas via de regra, no inicio de um relacionamento, tudo parece ir muito bem até que um dos parceiros “se torna ciumento de repente”. Isso ocorre porque durante a primeira metade do relacionamento digamos que é a fase de investimentos, mas também incertezas, e são elas que tornam o ciúme mais comum nesta etapa intermediaria, quando ainda não existe um compromisso oficializado.
Quando um casal fica junto por muitos anos, a tendência e o ciúme diminuir, pois a relação se estabiliza e há menos incertezas.
Outro ponto importante a se levar em conta é o fato de que cada um de nós vê o desenvolvimento do compromisso de forma diferente. Alguns são pacientes durante a fase intermediária e outros são mais ansiosos e gostam de definir, de uma vez, se é ou não é.
Existem algumas crenças comuns que nos dão indícios de qual o seu estilo e nos mostram que duas pessoas sempre podem ter ideias diferentes sobre o que é um compromisso e também terem funcionamentos emocionais diferentes (o famoso sistema de apego de Bolby).
A questão é que estas diferenças pode desencadear algumas dificuldades, por isso a importância de se trabalhar o autoconhecimento.
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 221
Conteúdo desenvolvido por: Flávia Fuzeti Fagali Psicologa Junguiana/ Psicossomática. Atende na Avenida Brigadeiro Faria Lima, próximo ao metrô, e nas regiões da Paulista, Vila Mariana e Metrô Sumaré. Telefone para contato e WhatsApp (11) 98278 8785 E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |