Menu
Somos Todos UM - Home

O simbolismo e a vida secreta das árvores

Atualizado dia 6/18/2024 8:49:08 PM em Psicologia
por Patrícia Marques Barros


Facebook   E-mail   Whatsapp

A analista junguiana e escritora Clarissa Pinkola Estés, em uma entrevista concedida ao podcast do site Sounds True, comentou sobre uma ilustração do livro "Obras comentadas", de Carl Gustav Jung, em que são retratadas algumas "mulheres árvore", talvez sete. As mais jovens tinham poucos galhos e folhas, ao passo que as mais velhas eram maiores, mais frondosas, plenas. Posteriormente ela verificou que na verdade a ilustração retratava as "mulheres árvore" mais jovens como sendo maiores e fortes, enquanto as mais velhas como sendo frágeis e mirradas. Ela se perguntou por que havia lembrado da ilustração daquela maneira e chegou à conclusão de que a sua memória havia registrado a verdade. Afinal, na realidade as árvores jovens são pequenas e delicadas, já as mais velhas são grandes e imponentes. Idealmente a evolução do ser humano acontece de maneira semelhante, se a pessoa se desenvolve da melhor maneira possível na sua jornada em direção à realização do seu potencial.

Em "Hypnerotomachia Poliphili: A Contenda do Amor em um Sonho", Francesco Colon na descreve a transformação de sete ninfas em árvores na presença do Deus Júpiter. Na mitologia grega uma ninfa que habita uma árvore é uma dríade. A imagem de uma mulher em uma árvore (ou como uma árvore) também está presente no mito de Daphne e Apolo. Na obra Metamorfoses , Ovídio conta como Cupido atirou uma flecha de chumbo no coração de Daphne para "parar" o amor e uma flecha de ouro no coração de Apolo para gerar o amor. Apolo corre atrás de Daphne, mas ela foge do Deus. No momento em que Apolo quase a alcança Daphne faz uma prece ao rio Peneus: "Ajude-me, Pai, se o seu rio é divino, mude a minha aparência, que é atraente demais!" Então ela é transformada em árvore. Outro mito em que esta imagem aparece é o de Dríope, que é transformada em árvore depois de colher flores de um lótus que secreta não seiva, mas sangue. Aquele lótus era na verdade a ninfa Lotis, que fugindo de Príapo havia anteriormente sido transformada em árvore como uma maneira de se proteger do seu perseguidor.

São várias as interpretações que podem ser dadas a estes mitos. Segundo Thomas Moore, uma das interpretações possíveis é que Daphne simboliza o medo da intimidade, do apego, do vínculo. Mas o autor também interpretou o mito de outra maneira: Daphne simbolizaria "a alma virgem fugindo do espírito das conquistas culturais, apolíneas do intelecto, arte e até mesmo cura". Em outras palavras, Daphne simbolizaria a alma (natural), fugindo da cultura patriarcal e voltando à natureza. Uma interpretação mais óbvia é que estes mitos podem simbolizar o impulso do feminino de fugir do masculino, da opressão, do domínio do patriarcado.

Segundo Maria Taveras, para a psicanálise a árvore não é apenas uma imagem do inconsciente, mas também é a imagem do próprio inconsciente. Ao se transformar em uma árvore Daphne (o feminino) entra em uma árvore ou entra no inconsciente, onde ela se esconde de Apolo (o masculino ou a cultura patriarcal). Taveras sonhou com uma mulher saindo de uma árvore. Esta imagem é o que se pode chamar de fenômeno emergente (para a 'teoria da emergência') ou o que Jung chama de símbolo de transformação ou ainda o que Bollas chama de objeto transformacional. Em outras palavras, a árvore nos sonhos da psicanalista é como um casulo. Segundo Michael Perlman, autor de "O Poder das Árvores", este processo pode ocorrer várias vezes durante a vida.

No Inferno de Dante os homens que haviam cometido suicídio são condenados ao inferno e transformados em árvores. O Genesis trás as imagens das árvores do paraíso, entre elas a "Àrvore do Bem e do Mal", cujo fruto Adão e Eva comeram antes de serem expulsos do Éden. É muito conhecida a imagem da "árvore da vida". Uma interpretação desta imagem é que a mesma simboliza a união entre a terra (as raízes) e o céu, o espiritual (os galhos). A árvore é uma imagem muito rica de significados e os mitos em que esta imagem aparece são muitos.

No livro "A vida secreta das árvores", o engenheiro florestal alemão Peter Wohlleben alia seus 20 anos de experiência às últimas descobertas científicas para examinar mais profundamente estes seres maravilhosos. Nos últimos anos a ciência tem comprovado que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Assim como nós, elas se comunicam (através de uma rede eletroquímica formada por fungos no solo, a wood wide web), mantêm relacionamentos, formam famílias, cuidam dos doentes e dos filhos, têm memória, defendem-se de agressores e competem ferozmente com outras espécies (por exemplo, elas podem liberar um cheiro que atrai os predadores de uma espécie rival) - às vezes, até com outras árvores da mesma espécie. Algumas são naturalmente solitárias, enquanto outras só conseguem viver plenamente se fizerem parte de uma comunidade. E, assim como nós, cada uma se adapta melhor a determinado ambiente.

Para saber mais:

- A vida secreta das árvores: O que elas sentem e como se comunicam - As descobertas de um mundo oculto - Peter Wohlleben

- A VIDA SECRETA DAS ÁRVORES | PETER WOHLLEBEN
https://www.youtube.com/watch?v=DBRg-2N3sMI

- A vida secreta das árvores - Peter Wohlleben - Audiobook completo

https://www.youtube.com/watch?v=X_kW8cejrT0









Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Patrícia Marques Barros   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa