O Velho do Rio...



Autor Cássia Marina Moreira
Assunto PsicologiaAtualizado em 8/19/2011 6:43:38 PM
Sem dúvida uma figura.. como na foto...
Mas para nós um querido!
Mesmo agora que se foi...
https://catracalivre.folha.uol.com.br/2009/05/personagens-da-vila-madalena-ganham-exposicao/veiodorio/
Ninguém soube de fato quantos anos ele tinha, o certo é que vivencia tinha demais. De muitas formas aprendeu e em muitas viveu.
O link onde encontrei a foto que temos no mural da escola esta:-
Quando chegou para para trabalhar como “segurança” na porta de escola de yoga, era ainda retraído e realmente fazia jus ao apelida recebido pelas mães da vizinhança que queriam ter certo controle sobre os filhos pequenos quando brincavam na rua.
Sem assustar ninguém e ao mesmo tempo, logo no início não recebendo dos colegas de bar um crédito lá muito positivo, para ser o responsável em olhar os carros durante nossa curta estada na escola.
Foi se melhorando com o tempo, a custa de alguns puxões de orelha, e inúmeros pedidos para que se cuidar melhor. Descuidado com sua pessoa e saúde, além claro de um total exagero na quantidade cigarrinhos, e aperitivos, acabou adoecendo.
Como sempre o susto fez uma reciclagem em seus hábitos poucos saudáveis. Foi assim que começou a perceber de fato o carinho e a preocupação sincera que todos da escola de yoga tinham por ele.
Olhar os carros deixou de ser o mais importante, logo o mais que mais tinha real importância era cuidar de nós, estabeleceu-se uma troca bem balanceada. Um senhor bem-humorado, apaixonado pelo São Paulo, e um companheiro de todos da região.
Passou a morar bem perto da escola e dos amigos de domino e aperitivo e torcida uma vez que por ali, parece só existirem torcedores deste time. Passou a me chamar de “São Paulina”, embora não tenha uma grande garra de torcedora.
O Velho do Rio se tornou um personagem notório quando num projeto do site:- catracalivre.com.br foi fotografado e saiu na folha de São de Paulo, nos idos de 2009 – No tema Personagens da vila Madalena – como:- Véio do rio.
Sucesso total, já não era mais alguém que pudessem desdenhar, deixou para trás seus velhos hábitos ruins e adquiriu respeito próprio e retribuiu o carinho, a preocupação e a alegria em estar conosco servindo com prazer quem viesse para as aulas.
Magro e alto como só ele; que eu costumava brincar dizendo que a nossa escola de yoga era a única a ter um ”sadu” para nos receber para a prática. Sempre alegre e festivo a contar das novidades, seja sobre seu time, da morte do Chuck o cachorro que teve um cortejo no carrinho do supermercado até pracinha onde finalmente pode ser enterrado pelas crianças chorosas da rua.
E com a mesma alegria veio apresentar o novo amigo um cão já velho que se apaixonou pela região e pelas pessoas do lugar e assim logo recebeu da vizinhança o carinhoso nome de Vagabundo que com ele, o Sr. Oduvaldo, ou simplesmente “seu Dudu“,esperava o final das aulas para darem boa noite e só então irem embora.
Gentil e cuidadoso com os pássaros também, nos ajudou a cuidar do ninho com dois ovos de sabiá-laranjeira que durante um bom tempo encontraram abrigo dentro de um vaso no jardim da escola, carinhosamente chamados Rishi e Cash -
Doente demais vou com a família para interior de São Paulo, e não mais nos deu notícias, a não ser esta que o pulmão comprometido não teve chance de se recuperar mesmo com o grande esforço que fez ao abandonar o vicio de longa data.
Será lembrado tenho certeza, pelo bom humor, alegria e pelo carinho com que travava a todos, no calor, no frio, na chuva, sempre lá na porta sentado com seu inseparável radinho de pilha, onde foi flagrado e fotografado, por:- “Draco e Keila Baraçal em 22/05/2009 - para uma exposição.
Avaliação: 5 | Votos: 6




Cássia Marina Moreira Psicóloga / Terapeuta Floral - Vibracional Pesquisadora do Sistema das Essências Vibracionais D´Água E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |