Menu
Somos Todos UM - Home

Obesidade e Autoestima

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Sueli Massotti

Assunto Psicologia
Atualizado em 10/13/2011 6:18:01 PM


  Obesidade e auto estima: fica difícil separar uma da outra. Mas, o que é auto estima? Tem a ver com duas avaliações: primeiro o que a pessoa gostaria de ser e segundo, o que a pessoa pensa que é. Quando há diferença entre essas duas avaliações é sinal de a autoestima é baixa. Quanto menor for a diferença, maior a autoestima.

 Geralmente, a pessoa obesa sente uma grande diferença entre o que ela é e o que gostaria de ser e tem por hábito descontar na comida suas angústias, ansiedades e frustrações. Isso gera um círculo vicioso: ansiedade, angústia, frustração> comer> prazer imediato> culpa> remorso> ansiedade, angústia, frustração.

A pessoa obesa é vista como alguém incapaz, sem força de vontade, e isso diminui ainda mais sua autoestima. Ela não é incapaz, sem força de vontade. Só não se deu conta, ainda, de suas imensas capacidades e possibilidades.

O que é possível fazer para melhorar a  autoestima? Antes de mais nada, é preciso o Autoconhecimento:  conhecer e valorizar nossos pontos fortes e trabalhar os pontos mais fracos diante dos fatos da vida.

Autoaceitação: Alguns erros podem ser corrigidos e outros não. Dê um outro significado para o seu passado através da compreensão e do perdão.

Autorespeito: respeite-se, valorize-se. Não ceda e não insista em condutas inadequadas.

Comece a se aceitar, a se valorizar, a se respeitar como você está neste exato momento, pois só temos o Momento Presente, o Agora. O passado já passou e o futuro ainda não chegou.  O Presente tem esse nome porque é um presente mesmo. A todo momento recebemos um presente, mas quase nunca o abrimos. Sem desembrulhar o pacote de presente não se sabe o que tem dentro.

Abra seu presente. Olhe ao seu redor, observe tudo o que tem e agradeça o presente recebido. Faça coisas que te agradem. Você gosta de cinema? Então vá ao cinema! Mas comece desde a escolha da roupa, do caminho. Não se preocupe apenas com a escolha do filme. Leve você ao cinema. Compre pipoca, curta o filme, o passeio, o presente, o agora. Você sabe muito bem como agradar aos outros. É preciso começar a se agradar, a se estimar.

Aprenda a refletir em seu corpo físico a sua beleza interior que fica tão escondida! Quando refletir em seu corpo a sua beleza interior, todo o seu ser se tornará bonito, interessante, cheio de graça e de luz. Assim, estará entrando em contato com as graças e com os dons dados por Deus.

Deixe seu corpo ficar belo. A beleza nos leva à elegância, ao refinamento. Use e valorize sua beleza natural, interior. Transforme sua aparência externa também, e a cada dia sinta-se confiante em ser você, abrindo seu Presente, seu Agora.

Há um princípio universal que diz: o que está dentro, está fora. Comece pelo lado de dentro ou pelo lado de fora, mas... comece. Uma longa caminhada começa sempre pelo primeiro passo.

"Amar a si mesmo é o começo de um romance que vai durar a vida toda!" (Oscar Wilde)

 Um grande e carinhoso abraço,  Sueli Massotti

 

 

 

 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 12


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor Sueli Massotti   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa