Objetivo de Vida!
Atualizado dia 4/9/2012 3:12:48 PM em Psicologiapor SPAÇO NATUREZA & TERAPIAS
Você nasceu para fazer o que exatamente? Qual é o seu objetivo de vida? Não tem? Por quê? De quem é a culpa? Ao acordar, pela manhã, o que o motiva a levantar da cama? Você é quem deseja ser? Faz o que gosta? Tem o que deseja? Você é daquelas pessoas que esperam acontecer ou daquelas que fazem acontecer o que deseja? Muitas pessoas declaram que o seu objetivo de vida é ser feliz. Quantas alcançam? É possível alcançar a felicidade se o próprio nascimento já foi uma decepção? Sua vida faz parte de um contexto natural?
Uma empresa nasce quando o seu idealizador observa que muitas pessoas têm uma determinada necessidade. Ele, através dos seus recursos, cria um método de atender àquelas necessidades. Feita a empresa, de início, estabelece a missão para alcançar sempre a melhor forma de ajudar as pessoas. A missão passa a reger a empresa, ela nunca é alcançada, mas, perseguida eternamente através de planos-de-ação, objetivos e metas, consolidando cada vez mais a empresa no mercado. Os mesmos princípios também regem o objetivo pessoal de vida de uma pessoa.
Vivemos cinco áreas em nossas vidas: espiritual, profissional, financeira, corporal e afetiva. Diante desta complexidade, penso que ser feliz é escolher um caminho, segui-lo e no final dele encontrar a desejada felicidade, com a opção de refazer a escolha caso não a encontre.
Não importa o motivo pelo qual a pessoa nasce, ela não pode mudar o seu início, mas pode-se dar outro final. Estabelecer um objetivo de vida é a solução. É seguir sua jornada pela vida sob orientação de uma estrela-guia. Como, então, estabelecer um objetivo de vida? Existem diversas formas que vai desde uma declaração no papel até um plano-de-ação mais elaborado.
Eu prefiro uma declaração simples, que possa ser recitada todo dia começando com: "O meu objetivo de vida é..." Muitas declarações têm em seu escopo a palavra "ajudar", "apoiar".
Uma declaração de objetivo de vida é uma frase bonita, gostosa de se pronunciar e muito verdadeira para mim, que reflete a minha relação com o mundo, e com a Vida, dando-me alegria em vê-la se manifestar à minha volta, reafirmando continuamente quem sou, o que faço e o que tenho. Contém o que desejo para mim e qual a minha contribuição à vida das pessoas. E, por fim, torno-a pública para atrair colaboradores.
Podemos ter diversos objetivos de vida, pode ser um para cada área, isto torna a vida mais colorida, ou somente um. O bom da vida é termos um objetivo pessoal, estabelecido por nós próprios, por observar nossas necessidades mais profundas. O que importa é sentir alegria ao acordar pela manhã e ir gostosamente para a vida sendo quem se é, fazendo o que se gosta e tendo o que se deseja. Se um objetivo de vida é algo que se persegue constantemente, então, ser feliz é ter um objetivo de vida. Se a vida não necessita de uma objetividade isto quer dizer que ela segue o curso natural, então ser feliz é aceitar a vida que tem.
Um exemplo de objetivo de vida: "O meu objetivo de vida é alcançar a minha cura emocional através dos meus estudos sobre a projeção da sombra e transmitir esta cura através da minha atividade de psicanalista ajudando as pessoas a lidar com o seu lado emocional, fazendo uma diferença positiva em suas vidas".
Por Silvio Farranha Filho - psicanalista
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 6
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |
Veja também