Menu
Somos Todos UM - Home

ORIENTE versus OCIDENTE

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Vera Lucia Vasconcellos

Assunto Psicologia
Atualizado em 02/03/2010 20:45:41


O povo cigano, povo nômade que tem suas raízes no oriente, tem como lei acatar sempre, o que dizem os mais velhos, e isso é tão importânte para eles que em cada Clã existe um "Conselho de Anciões".
Onde, através do mesmo, é tomada as decisões mais importantes para o grupo.
É lindo ver o respeito que devotam aos seus entes queridos em idade avançada. A atenção dada, dos jovens ciganos,  ás palavras proferidas pela boca de um velho sábio. Através das histórias narradas pelos anciões, vividas em um tempo longínquo em terras distantes, o preconceito sofrido e o degredo infligido a um povo tão mal compreendido, é que se tornou primordialmente necessária a união incondicional entre eles. Somente através da união mantida por este povo e a confiança depositada aos mais velhos é que foi possível manter a cultura, a língua, seus hábitos e costumes, passados de geração em geração.

Na Índia a estrutura familiar se enquadra, também, dentro dessa moral. Os indianos são bastante submissos aos mais velhos, seguindo suas tradições e costumes.
No continente africano, em determinados territórios, por mais surreal que pareça, ainda é praticada a mutilação da mulher pela genitália. Tradição que vem de séculos, conservada pela imposição e ignorância dos mais velhos.  
Para nós ocidentais, a sabedoria dos antigos ainda é válida em muitos aspectos, pois temos que considerar que eles tiveram como Mestre, nada menos que Cronos: o mitológico Deus Tempo. O tempo é um ótimo professor.
Mas não seguimos ao pé da letra como lá no Oriente o fazem.
Avaliando do ponto de vista que tudo se renova, pois que o Universo está em constante movimento, e nós estamos aqui para aprender e conseqüêntemente evoluir,  devemos sim, ter respeito e consideração pelos mais velhos, porém, analisar a seguinte questão:  Eles viveram uma época onde o preconceito, tabus, medos imperavam. E isso pode influênciar, negativamente, na criação, ou em um aconselhamento ou opinião dada, em que a imparcialidade deveria ser o ingrediente principal.
Por isso, é bom ouvirmos o que os mais velhos tem a nos dizer. Mas, o mais importânte, é que cada um faça a sua trajetória de vida, deixando-se guiar pelo seu EU interno, o seu DEUS interior.





Vera Lucia Vasconcellos












Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Vera Lucia Vasconcellos   

E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa