Parar diante da montanha? Ou subir ela?



Autor Tassiane Oliveira
Assunto PsicologiaAtualizado em 13/07/2011 11:27:09
Bom, na verdade, muito se escuta sobre ser forte e continuar a caminhada. Que se você realmente desejar poderá ter qualquer coisa que quiser. A verdade é que quando temos algum objetivo claro, agüentamos literalmente qualquer obstáculo, não colocamos a nossa força no obstáculo. Apenas damos um jeito. Diferente de quando não temos certeza sobre o que queremos que diferentemente ou simplesmente, achamos que o obstáculo é maior ou mais forte do que podemos suportar.
Obstáculos a parte, mas muitas vezes a dificuldade se torna uma luz no caminho, um alerta, dizendo: "Cara, é o seguinte, isso não é para ti, tenho outros planos, não é por aí!". Em outros momentos, parece apenas um teste de merecimento. O que concordo plenamente, que nos dois casos essa "ajudinha" é muito importante e imprescindível para que possamos de fato chegar aonde realmente temos que ir. De qualquer forma, acredito, por convicções próprias que em ambos casos, devemos nos questionar sobre o que estamos seguindo.
Já diziam os antigos filósofos, e graças a eles hoje temos mais certeza do que em qualquer época, de que as dúvidas são pertinentes, pois elas nos mostram a verdade sob diferentes facetas, e que não pelo fato de ser diferente, deixa de ser uma verdade. As dúvidas exercem um importante papel diante da vida, porém obviamente enquanto positivamente. Quando as dúvidas nos impedem de caminhar, isso deve ser reavaliado. Como comentei anteriormente, é muito importante saber aonde se quer chegar. Mesmo que esse caminho que desejas, vá aos poucos ficando claro, porque não temos nunca conhecimento do todo que engloba tal objetivo.
Certamente criando metas claras, com objetividade e persistência o caminho ficará muito mais fácil. Isso não significa que será fácil ou rápido e sem nenhum esforço, ou mesmo por mágica. Significa apenas, que quando se sabe aonde se quer chegar se suporta as dificuldades para se chegar lá. Falando no aspecto profissional, a questão que se apresenta de fato é: "Essa profissão trará além de realização profissional, a realização pessoal? Isso incluindo todo o ciclo da vida, mesmo que estejas sozinho e que de nada dependa, fundamentalmente existem apegos, existem pessoas, situações, sentimentos ou coisas, pelas quais não se objetiva ter um benefício que não compensará as demais realidades.
Deve-se pensar pela forma que as coisas podem seguir, e se existir outros sonhos, pelos quais, essa nova profissão impediria que fossem realizados. Cabe então nesse momento pesar cada detalhe para obter o resultado que se deseja, mesmo que esse desejo seja pequeno, ou esteja muito escondido dentro de você como muitas outras coisas sufocando ele e o tornando imperceptível.
É muito importante também, que essas dúvidas, num momento como esse, sejam refletidas, mas mais importante do que isso, é concentrar a atenção no resultado final. Pois uma simples dúvida pode impedir a mente a estar disponível para receber informações e isso complica e muito o desempenho. O fato da mente estar ocupada com detalhes e mais detalhes duvidosos, a impende de ver, de procurar e de perceber outras soluções ou formas, ou mesmo quando oportunidades aparecem. É preciso ter muita disciplina, pois é muito fácil se perder em pensamentos e se deixar divagar de um lado para o outro, enquanto as chances estão passando diante dos nossos olhos e não aceitamos, não queremos, não percebemos por se estar em outra órbita muito longe da realidade.
Por isso, quando obstáculos chegarem, mesmo que pequenos ou enormes, é o momento de parar, pensar, refletir. Se sentir algo bom, mesmo que com medo, esse é o seu caminho. Se você não tem lá muita afinidade com sensações, veja se no futuro se imagina realizando, fazendo, agindo com o que no presente está pretendendo para o futuro. E se ainda assim, complicar, te pergunto o que alguém de impacto, alguém que você considere extremamente importante na sua vida, ou que é um exemplo, falaria para você quando chegasse lá?
É simples assim, mas com a correria nos perdemos em nossas dúvidas e conseqüentemente, fica difícil as coisas terem um sentido maior. Simplesmente ligamos o piloto automático e seguimos adiante. Mais tarde percebemos o que aconteceu ou o que passou. Mas mesmo para se dar conta disso, é complicado e às vezes não nos damos conta, não pensamos sobre o que aconteceu, e achamos que o mundo é culpado pelo nosso fracasso.
Quando estiver diante de um fracasso, ou desistência, pergunte-se, quais as oportunidades que deixou passar sem perceber. Aprenda com os erros, e siga em frente para o próximo. Não perca muito tempo pensando também, porque o pensamento deve nos trazer a possibilidade de consertar algo que fizemos errado, de trazer uma nova visão sobre tudo, e como comentei antes, é muito fácil se perder nos pensamentos e perder os objetivos ou oportunidades de vista.
Esteja atento, alerta, mas faça-o de forma natural, torne esse passo prazeroso. Estar muito atento a algo atrapalha e muito a percepção do todo e afeta os resultados. Tudo que é feito com paciência, e perseverança nos leva a luz do caminho que escolhemos. Leva-nos a maiores possibilidades que jamais poderíamos na nossa falta de saber mental ter conhecimento ou se quer imaginar.
A vida é uma surpresa infindável e prazerosa! Torne leve a sua caminhada para que possa perceber o mundo ao ser redor enquanto chega ao seu objetivo.









Conteúdo desenvolvido pelo Autor Tassiane Oliveira Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |