Profissão Holística



Autor UNIABRATH BLOG
Assunto PsicologiaAtualizado em 8/15/2022 6:36:00 AM
Por: Maria Jussara Machado Barcellos Alvez Ferreira
A profissão holística diz respeito ao profissional que segue os princípios do Holismo, o qual significa que o homem é um ser indivisível e que não pode ser entendido através de uma análise separada de suas diferentes partes. Com base no uso de uma teoria sistêmica, o profissional terapeuta holístico deve buscar a visão holística. A visão holística pode ser considerada a forma de perceber a realidade e a abordagem sistêmica, o primeiro nível de operacionalização desta visão.
A profissão holística é caracterizada pelo uso que designa um modo de pensar, ou considerar a realidade, segundo a qual não se pode explicar pela ordem ou disposição das partes, mas antes pelas relações que elas mantém entre si e com o próprio todo. Podemos entender as realidades por estágios, primeiro seria o todo e este composto por partes distintas, inter-relacionadas, apenas compreensíveis dentro do contexto do todo.
O papel do terapeuta holístico é equilibrar o sistema energético do indivíduo (saúde energética) e não exercer a atribuição do médico que é tratar do corpo físico e suas doenças (saúde física). O terapeuta holístico afirma que os seres humanos (animais e plantas) possuem um corpo energético (que circunda o corpo físico e o interpenetra). E que este corpo energético é o que origina o próprio corpo físico (hoje os físicos já sabem, matéria é energia condensada).
Uma das muitas técnicas utilizadas por tais profissionais holísticos é a Psicoterapia Holística, que ocupa hoje um lugar fundamental na área da saúde, um valioso recurso para lidar com as dificuldades da existência humana em todas as formas. Ao mesmo tempo em que ajuda o indivíduo em seu crescimento pessoal, ensinando-o a criar intimidade consigo mesmo, a conhecer-se e a estabelecer diálogos construtivos, abrindo novos canais de comunicação, transformando padrões antigos e rígidos de funcionamento que não estão trazendo satisfação, buscando ou restabelecendo um processo formativo e criativo através de técnicas de reprogramação mental, ou PNL.
Tomemos um exemplo de atuação da Psicoterapia Holística:
"Um indivíduo com dificuldade de expressão emocional deve ser orientado a dar uma especial atenção à questão da dissolução da sua defesa invadida e das culpas que muito provavelmente carrega dentro de si. Fazendo isso, ele poderá abrir canais para que possam equilibrar os valores entre si e os outros, trabalhando o que antes era pesado a favor dos outros, em detrimento de si próprio (muito comum nos casos dos controladores onde existe um sentimento real para o indivíduo de que ele "sacrifica-se pelos outros sem o devido reconhecimento, valor e contrapartida...").
A orientação que deve ser dada pelo terapeuta seguirá dois pontos básicos:
- Que haja substituição do julgamento e da crítica por uma afirmação objetiva dos fatos e que a franqueza, sempre, é o melhor caminho para que o outro queira cooperar.
Artigo sobre a profissão holística e suas implicações, neste caso específico: Curso em Técnica Psicoterapia Fundamental, sob a direção da Diretora Lucila Turrini, Uninet.
Maria Jussara Machado Barcellos Alvez Ferreira, Professora do Curso em Técnica Psicoterapia Fundamental, Uniet - [email protected].









Conteúdo desenvolvido pelo Autor UNIABRATH BLOG Acesse: http://uniabrath.org.br/ E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |