Projetos de vida!
Atualizado dia 4/7/2013 5:29:53 PM em Psicologiapor Paulo Salvio Antolini
Quis saber o motivo de tamanho entusiasmo e ele respondeu de bate-pronto: "Sonhar e ter projetos de vida. O homem que não sonha está acabado, não ter projetos para alcançar é morrer. Quando realizo um projeto crio outro, não sei ficar sem uma direção!"
Eram aproximadamente dezesseis horas e ele acabava de vir de um almoço de negócios. Chegara de Brasília por volta do meio-dia e estava ali me recebendo, com uma alegria e disposição fantásticas. Ficamos uns vinte minutos falando de coisas daquela época e de conhecidos em comum. Depois iniciamos o assunto que havia me levado até ele. Sempre o admirei, mas agora, depois de tanto tempo e, vendo-o ainda mais ousado e disposto que antes, deduzo que ficará para sempre como exemplo a ser citado e seguido.
Na volta para casa, ficou impossível não refletir sobre como as pessoas lidam diferentemente com a própria vida. E surge então a pergunta: "A depressão é considerada a doença do século. Por que antigamente ela atingia tão menos pessoas do que nos dias atuais?" Outra psicopatologia tão citada - Transtorno Bi-polar - antes conhecida como psicose maníaco-depressiva: momentos de euforia alternados com momentos depressivos.
Há uma causa atual que muito contribui para que as pessoas apresentem comportamentos depressivos ou de bi-polaridade: o despreparo para enfrentar as situações da vida. A fragilidade para se perseguirem objetivos, mantendo-se fiel ao que se estabeleceu e lutando para transformar essa escolha em realidade.
É de se esperar que, mesmo que a pessoa busque um objetivo com persistência e disciplina, com entusiasmo e alegria, mas sem um rumo definido, ela encontre a tristeza, a frustração e, conseqüentemente, a perda de energia, o que culmina num futuro desligamento das coisas e pessoas, que a leva a entrar em estado de apatia.
Como sentir-se feliz e realizado no caminho que se percorre, se ele não tem significado? Se é apenas um caminho que "a vida determinou" e não aquele que nós escolhemos?
As desculpas giram sempre em torno do "você acha tão fácil, mas e as contas, as crianças, etc, etc, etc". Realmente elas existem, mas para todos. Jogar com tais situações, como cobrar a razão de não se terem tomado as decisões acertadamente, só dificultarão ainda mais o caminho que nos permitirá redirecionar nossa vida.
Insatisfeito(a)? Frustrado(a)? Pare agora e reflita. Sonhe e transforme seu sonho em projeto de vida! Redirecione sua vida. Se possui muitas dificuldades, inicie sonhando em resolvê-las para, então, sonhar com novas metas. Transforme seu sonho em ação, ponha em prática seu pequeno projeto. Não desista frente aos obstáculos. Lembre-se que você pode se fortalecer e superá-los. Perceba que problema nenhum é maior que você mesmo. Ele só se torna impossível de resolver se você colocá-lo fora de você ou nas mãos de terceiros.
Possuir um projeto de vida e ter uma razão de viver é poder iniciar o dia com a alegria de contar com um recurso precioso e gratuito em benefício deste projeto: o tempo. Cada dia é um espaço a ser preenchido com o caminhar na direção de nossos sonhos. Iniciar e desistir, reiniciar outra jornada e novamente desistir é não ir a lugar nenhum e ter um desgaste enorme, associado a uma tremenda frustração: a do querer não alcançado.
E aqui fica uma pergunta: As coisas ficaram mais difíceis (os tempos são outros) ou, frente às facilidades com que conquistamos, tornamo-nos mais frágeis?
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 5
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |