Menu
Somos Todos UM - Home

PSICOTERAPIA

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Verônica Dutenkefer

Assunto Psicologia
Atualizado em 2/1/2014 4:11:39 PM


Com tantos avanços tecnológicos , o ser humano ainda carrega a dificuldade de dar "um mergulho" em si mesmo.
Mesmo nesses tempos modernos a psicoterapia (que definindo em poucas palavras é o uso da psicologia para curar), ainda é vista com preconceito.
A psicologia quase sempre é associada a pessoas "loucas". E ainda é muito comum dizerem: "Eu não sou louco para passar num psicólogo!"
Infelizmente esse preconceito dificulta ainda mais as pessoas que estão passando por períodos difíceis, ou enfrentando algum problema, recorrerem a esse tipo de "ajuda".
E como a cultura moderna alimenta os resultados rápidos, as pessoas preferem tomar "pílulas mágicas" do que realmente enfrentar o desconhecido de suas mentes e corações.
Agora eu te pergunto: "Quem não tem problemas?"
Eu costumo observar pessoas fugindo de seus problemas das mais variadas maneiras. Definitivamente somos criativos para fazer isto. Tanto que nem percebemos.
Juntando a todas essas dificuldades, as pessoas tendem a se distanciar de si mesmas, pois geralmente o sentimento mais presente é a VERGONHA. Temos vergonha de não sermos normais. Temos vergonha de termos medo. Temos vergonha de admitir que estamos com raiva.....e a lista é infinita.
Eu não aceito minhas limitações e "defeitos", então fujo delas. Mas para me sentir aceito pelos outros, eu quero ser perfeito. E como sabemos que não somos perfeitos, eu disfarço. Me torno um verdadeiro ilusionista da dor.
Um dia ouvi uma mulher dizendo que quando está com problemas ela vai às compras no shopping. Outros vão à academia malhar, outros vão comer.....e a lista aqui também é infinita.
Acho que não há mal nenhum em procurarmos coisas que nos faça sentir bem. Aliás, isso é fundamental. Mas quando essas "coisas" estão nos entorpecendo, tirando nossa consciência, isso se torna altamente perigoso e até mesmo doentio.
E acabamos por procurar ajuda de um psicoterapeuta só quando o "incêndio" já começou.
Quando chega um cliente em meu consultório, o que preciso primeiro fazer é "apagar o incêndio". Primeiro tenho de priorizar aquilo que está gerando a dor maior e depois, trabalhar na investigação da origem dessa dor. E sempre deixo muito claro que não adianta só "apagarmos os incêndios" sem descobrir o que causou. E me sinto como uma "detetive" buscando pistas. Não para classificar meus clientes (como muitos ainda infelizmente fazem), mas para ajudá-lo a se conhecer, se descobrir e resgatar a força que ele mesmo desconhece que possui.
Toda descoberta científica se dá com uma longa jornada de pesquisas, tentativas e erros. Assim é nossa jornada psicoterapêutica. A psicoterapia é uma pesquisa de si mesmo. Das mais valiosas e complexas!
Um dia ouvi uma professora nos dizer que "A magia nada mais é do que uma tecnologia que desconhecemos." Então, metaforicamente posso dizer que nossa mente é magia pura! Puro encanto! Puro mistério! E como fascinante é a sua contemplação!!!!
Então faço um convite à todos, que pelo menos uma vez em sua vida, você faça essa jornada! Não espere a dor ficar insuportável. Não vá pela dor. Vá pelo encanto dessa magia que está em nosso interior.

VERÔNICA DUTENKEFER
01/02/2014


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Verônica Dutenkefer   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa