Menu
Somos Todos UM - Home

Qual a sua parte negada?

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Margareth Maria Demarchi

Assunto Psicologia
Atualizado em 18/08/2017 15:15:09


Qual é a sua parte negada?

Atração que faz com que a pessoa se aproxime e distancie em seus relacionamentos está ligada ao pensamento que cria imagens sobre a outra pessoa.

A pessoa que observo é a imaginada? Ou é aquela que está sendo questionada e conhecida?

Na grande maioria as pessoas, em primeiro lugar constrói a imagem, antes de conhecer a pessoa, apenas com um olhar. Nessa atitude, o pensamento toma o comando e analisa a pessoa pela imagem que pode ser valorizada ou desvalorizada.

Para entender esse processo tão automático, é necessário perceber que cada pessoa cria a sua personalidade( a forma como se mostra para as pessoas) para interagir no meio de forma a se adaptar. Nessa circunstância o relacionamento se torna aparente ( vai se comportar com a outra pessoa de forma aparente, pois o vinculo verdadeiro é estabelecido por sentimento interno de confiança pela pessoa).

A questão de julgar o outro nas relações está inteiramente ligada ao sentimento de adequação e inadequação. Como o ser humano não se sente livre para ser aquilo que gostaria de ser, ele se mantém adequado dentro das relações, sendo o observador daquilo que está sendo observado, e ao mesmo tempo, sente que é observado, esse é o motivo da insegurança nas relações.

Nos relacionamentos, a pessoa passa ser aquilo que se imagina pelo pensamento e muito pouco se sabe do que a outra pessoa poderia ser.

Quantos vezes conseguem ouvir o outro, sem interpretar ou interromper?

Quantas vezes o outro ouve, sem interpretar ou interromper?

Se todos usam o mesmos mecanismos, a resposta é a mesma para ambos.

Quando a pessoa descobre que o que ela pensa do outro é dela também, porque saiu da cabeça dela, ela começa a trabalhar essas questões que aparentemente parece ser da outra pessoa, e vai descobrir que ela carrega aqueles sentimentos.

E aqui, o texto tem o propósito de fazer com que cada pessoa avalie internamente, o porque foi atraído por um determinado tipo de pessoa.

Quando diferente, ou muito diferente, normalmente a pessoa tenta se defender, e quanto mais se defende da outra pessoa, menos se conhece.

Vamos refletir:

O ser humano possui um gene masculino e um gene feminino que recebe do pai e da mãe. Vamos entender que o masculino como o pensamento racional e feminino como pensamento sentimental. Isso independe dos gêneros, portanto um homem pode usar o feminino como parte mais dominante e a mulher pode usar masculino como parte mais dominante, por razões diversas (experiências adquirida na vida).

Identifique se possui mais facilidade com seu pai, ou com sua mãe, ou os dois, ou ainda não sabe, por não ter conhecidos, neste caso, carrega em si o código genético dos dois, isso vale para saber que possui os dois em si. Nesse caso, meu profundo respeito a cada história, mas poderá perceber que pode ter mais facilidade com o feminino ou masculino, através das pessoas que cuidaram de você.

Fazer essa reflexão é muito importante.

Observe:

Se é dirigido para você, é do tipo introvertido.

Se for dirigido para o externo, é do tipo extrovertido.

Essa reflexão é necessária para perceber que irá ser atraído para aquilo que nega. Se julga o pai, e aceita mãe, toma as diretrizes no comportamento mãe. Se julga a mãe, e aceita o pai, toma as diretrizes no comportamento pai.

E como a vida é sabedoria, trás a parte que a pessoa nega no companheiro para desenvolver a experiencia, e mais ainda, passa entender que repetiu a vida dos pais, só que agora vivendo a própria experiência.

Vamos a um exemplo:

Imagine uma homem mais sentimento e uma mulher mais pensamento, ele vai se pressionado por ela, a ser mais pensamento racional (organizar a sua vida de forma prática e objetiva) , e ela vai ser pressionada por ele, a ser mais sentimento ( organizar a sua vida pela lado afetivo com: atenção, carinho, companheirismo e paciência).

Quando ambos reconhecem que o companheiro possui desenvolvido a parte que lhe falta, e aceita, começa a desenvolver essa parte em si. Ai começa a processar a mudança no casal.

Se apenas uma pessoa no relacionamento resolve assumir seu lado e querer desenvolver, mas a outra pessoa não consegue ceder para o companheiro, a parte que lhe cabe, vai acarretar a ruptura e poderá causar uma separação.

Quem imagina a outra pessoa, imagina com os próprios critérios internos, que foram condicionados a adaptação, fazer para o outro o que imagina que a pessoa vai gostar, isso trás adaptação ao comportamento do outro (condicionamento social)

Tudo na vida é movimento.

O universo sempre promove ações e eventos através da lei de compensação (trazer o que está fora e criar o equilibrio) .

O conflito é necessário até que haja compreensão das duas áreas mais importante do cérebro: pensamento e sentimento. A ação sobre os dois resulta na inteligência que é constante (fonte divina).

Se usar mais o entendimento pelo pensamento racional apenas, terá uma visão mais concreta e limitada, gerando dúvidas e insegurança. Se usar o entendimento do sentimento apenas, terá clareza sobre as verdade interna e irá temer as outras pessoas.

O equilíbrio é a neutralidade, conhecendo a si mesmo através do sentimento e usando o pensamento racional para obter a sabedoria na solução e aceitação de ambas as partes, construindo uma inteligência muito mais transcendente pelo aprendizado.

A verdade humana seria, fazer para o outro aquilo que imagina que gostaria que o outro fizesse para você, isso trás o vinculo e a confiança, porque o parâmetro é você.

A medida que se retira a necessidade de valor, nasce o ser que vive simplesmente.


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Margareth Maria Demarchi   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa