Qual é o motivo da sua ação?
Atualizado dia 9/14/2009 8:10:07 PM em Psicologiapor Andrea Pavlo
A motivação é, ao pé da letra, o motivo que nos leva a agir. Sempre que queremos algo, que temos um desejo agimos de alguma forma para conquistar aquilo. E por aí a gente vê muitas palestras de motivação, livros de motivação e tudo mais, mas, na verdade, eles não funcionam.
Explicando melhor, funcionam sim. Estudos demonstram que uma palestra de motivação tem efeito sobre nós durante 48 horas! Ou seja, dois dias depois e você nem se lembra mesmo do que o cara estava falando. Como 48 horas não é nada perto do que precisamos para conquistar a maioria dos objetivos, ficamos desmotivados logo e paramos de acreditar. De acreditar em nós mesmos!
Quantos projetos você já largou pela metade? Quantas viagens que você quis fazer, mas nunca conseguiu guardar o dinheiro? Quantas dietas em plena segunda-feira terminaram na quarta com você se empanturrando de doces na padaria? Por que é tão difícil manter isso que chamamos de motivação?
Simples, porque a verdade, a real motivação não vem do ego, e sim da alma! É ela, a alma, que nos mostra quais são os verdadeiros desejos dela e que nos coloca numa posição em que nada parece ser mais importante no Universo do que aquilo. São as pessoas que não dormem para terminar um bom trabalho, um trabalho que a sua alma quer que ela realize. São as pessoas que resistem a mais uma cervejinha no fim de semana porque a sua alma quer . È a alma quem coloca esta motivação na gente.
Então, como manter isso? Primeiro, encontrando o que realmente te motiva. Se ter o abdômen sarado é algo que faz um arrepio subir pela espinha de vontade, então você terá motivação para a seqüência diária de abdominais. Mas se isso é uma coisa que só te interessa pra fazer inveja para o ex-namorado que te trocou por uma gostosa, então não vai funcionar mesmo. Se não fazemos por nós e por algo lá dentro da gente, não funciona.
Eu mesma já fiz dezenas de dietas e só duas funcionaram até hoje. Nas duas, eu decidi emagrecer por mim e não por mais ninguém. Comecei a dieta sozinha, não contei pra ninguém e nem pedi opinião. E não esperei a segunda-feira porque a minha alma decidiu, naquele momento, que era chegada a hora da virada.
Conheço muitas histórias de pessoas que mudaram suas vidas sendo simplesmente elas mesmas. Se acordar as 5:30h da manhã para trabalhar é algo que o mata, que você simplesmente odeia, como você quer manter a motivação para o seu trabalho? Pense em alternativas, em outros horários, em outras coisas que o estimulariam a continuar ou a mudar. Já percebeu como acordarmos cedinho se for para pegar um avião para Paris ou qualquer outro lugar maravilhoso no mundo? Como é fácil levantar da cama no dia da festa mais esperada do ano? Como é gostoso acordar cedinho e pegar a estrada para tomar um lanche nas montanhas? Pois é, precisamos ter isto em todos os momentos das nossas vidas. Mesmo que seja um período de fazer algo chato, para conquistar algo maior.
Lembro que eu odiava acordar às 6:00h para ir a escola. Eu acordava e andava como um zumbi por horas até que a hora do recreio eu ainda estava dormindo. O que me motivou por anos foi pensar: um dia isso vai acabar. Isso foi o que norteou a minha vida porque eu sempre soube que acordar cedo demais me faria infeliz. Claro que, em algumas épocas, eu acordava por livre e espontânea vontade, até para trabalhar, porque o trabalho me motivava. Mas sabia que, na minha natureza, aquilo não poderia ir muito longe.
O que nos motiva, afinal, é fazer o que gostamos e o que a nossa alma nos pede. Não adianta. Não adianta dizer que você deve isso ou aquilo, você deve é mudar aquilo que não está motivando sozinho para algo que o motive só pelo fato de existir. Lembrar de quando você era criança e levantar cedo para ir a praia ou brincar com os amiguinhos da rua era uma delícia e você nem reclamava. Se você anda reclamando demais é porque tem algo errado. Procure lá dentro de você e, mesmo que seja um passo de cada vez, mude o que é necessário mudar. Não existe poder motivador maior do que correr atrás dos seus verdadeiros sonhos!
Texto revisado por: Cris
Avaliação: 5 | Votos: 9
Psicoterapeuta, taróloga e numeróloga, comecei minhas explorações sobre espiritualidade e autoconhecimento aos 11 anos. Estudei psicologia, publicidade, artes, coaching e várias outras áreas que passam pelo desenvolvimento humano, usando várias técnicas para ajudar as mulheres a se amarem e alcançarem uma vida de deusa. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |