Rede Psicológica!



Autor SPAÇO NATUREZA & TERAPIAS
Assunto PsicologiaAtualizado em 8/14/2013 11:13:59 PM
Rede Psicológica
Por Silvio Farranha Filho, psicanalista
Jose decidiu fazer uma reforma em sua casa. Contratou o pedreiro, obra e orçamento. Ao final da obra sobra metade do material mais caro, por um erro de cálculo do pedreiro, instalando-se um conflito entre os dois.
Por Silvio Farranha Filho, psicanalista
Jose, consciente de que o seu emocional se mistura ao emocional do pedreiro a partir do momento em que contratou a obra, pensa em resolver a questão buscando dentro de si a causa do problema, pois compreende que aparentemente sendo a culpa do pedreiro, algo dentro dele também contribuiu.
Sua primeira reflexão é: só me acontece o que tem que me acontecer, porém, se me aconteceu, é porque algo eu devo aprender com esta situação.
Assim, José logo identifica o foco: Estou sentindo uma angústia, sensação de prejuízo, uma raiva sutil, pois se o pedreiro errou comigo é porque venho, de alguma forma, fazendo comigo ou com outras pessoas. Em que áreas da minha vida estou praticando a mesma coisa? Quem estou afetando por agir assim?
Investigando suas ações descobre compromissos não finalizados, enganos com datas e pagamentos, em suma, diversas pessoas angustiadas que tiveram sua mão-de-obra, tempo e emoção envolvidas a favor de Jose que o mesmo deixou a desejar, por não cumprir com suas promessas. Concluiu que o erro do pedreiro foi uma forma de mostrar que ele estava fazendo a mesma coisa.
Ponderou, ainda, que se cometi estes erros com os outros é porque estou fazendo isso comigo mesmo e, voltando-se para o seu interior, descobre dentro de si uma criança interna pedindo proteção e abrigo, gerando expectativas sem realiza-las. Percebeu que ao fazer os negócios esta criança interna vê uma forma de buscar por proteção, sendo que a simpatia que nutria ou recebia das pessoas refletia a mesma que tinha com o seu pai, mas diante da finalização ou próximo a ela, sente-se desprotegida, levando o Jose a cometer fugas psicológicas, não honrando com seus compromissos, pois o seu pai o abandonou na adolescência.
Ao invés de digladiar com o pedreiro, Jose aceita o fato e faz um acordo com o pedreiro que ficou bom entre os dois (Jose se harmonizando com o seu próprio pai) e parte para corrigir suas pendências emocionais.
Estes reflexos surgem nos negócios.
Esta é a rede psicológica, pais e crianças estando mal-resolvidos emocionalmente se procuram mutuamente.
Agora Jose se vê diante do verdadeiro conflito e de suas lições. Aprendeu que suas atitudes mostram suas crenças internas; que o outro não é o culpado, ele reflete as atitudes que se faz para consigo próprio; que o pedreiro foi o escolhido, dentre outros, por ser um pai mal-resolvido, devido à Lei da Ressonância. Cada ação autêntica do Jose em resolver as questões com o pedreiro e as outras pessoas, também faz amadurecer a sua criança psicológica. A questão não é a existência da rede, mas sim, a sua qualidade.
Um exemplo de rede psicológica. O dono de um estabelecimento comercial vai atrair fornecedores, empregados e clientes. O seu emocional vai se misturar ao emocional de cada um que fizer contrato com ele e o que está mal-resolvido no dono, também está mal-resolvido em todos os vinculados a ele. Haverá uma atração mútua. Este dono vai atrair somente os clientes que tenham as mesmas coisas mal-resolvidas que ele, estes clientes estarão ligados a todas as pessoas com o mesmo emocional, e estas pessoas com outras de igual freqüência, formando assim os bairros, as cidades e os países.









Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |