Menu
Somos Todos UM - Home

RELACIONAMENTO: A ARTE DE FAZER E REFAZER LAÇOS

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Sueli Massotti

Assunto Psicologia
Atualizado em 21/11/2011 19:35:55


Relacionamento deriva da palavra relação que significa conhecimento mútuo ou convivência entre pessoas. Pensando na palavra relação, vamos observar que é o ato de se fazer laços novamente (ação, laço, re) e, portanto, envolve, no mínimo, duas pessoas.

Relacionamento implica em conviver, dividir, compartilhar espaços, situações, opiniões, tarefas. Relacionar-se é viver em comunidade (comum unidade). E, para viver em comunidade são necessárias algumas habilidades: ouvir, perceber e respeitar o outro, porque o outro é diferente de nós.

É preciso compreender que o outro é diferente, pensa e sente diferente. E, não adianta achar que o outro lê ou adivinha pensamentos. É preciso falar o que estamos sentindo, pensando, porque nem o outro vai conseguir adivinhar o que estamos pensando ou sentindo e, nem nós vamos conseguir adivinhar o que se passa na cabeça dele.

Temos por hábito achar o que o outro está pensando e sentindo. Mas, 99% das vezes, achamos errado, nos equivocamos.

Todos temos necessidades de aceitação, de sermos amados e, qualquer reação do outro que seja diferente do esperávamos, basta para acharmos que ele não gosta de nós, que ele ficou chateado, irritado. Você já perguntou para o outro, já ouviu a resposta dele, o ponto de vista dele?

Quantos relacionamentos são desfeitos pelo simples fato de um achar alguma coisa do outro sem analisar, sem parar para pensar o pensamento e sentir o sentimento!

Ideias, desejos, ansiedades, interesses, temperamentos, tudo isso pode alterar e influir em nosso comportamento.

Relacionamento é um exercício diário de reconstrução de você mesmo. Sim, porque se você quer relacionamentos diferentes, melhores, não espere que o outro mude. Faça você a sua parte. Dê você o primeiro passo para um novo tipo de relacionamento.

Fomos educados e condicionados para re-agir (agir novamente sempre da mesma maneira), responder de imediato, sem parar para pensar, analisar ou compreender o que uma situação realmente significa dentro do contexto em que acontece.

Perceber e analisar nossos próprios valores, interesses e ideias, facilita e ensina a compreender melhor a nós mesmos e ao próximo.

Relacionar, interagir, colaborar, entender e responder de maneira adequada aos desejos e motivações dos que nos cercam, facilita o relacionamento interpessoal.

Mas, para compreendermos os sentimentos do outro, é necessário primeiro conhecer os nossos próprios sentimentos.

Daí a importância do autoconhecimento, de pensar o pensamento e sentir o sentimento. Se nem você se gosta, se respeita, se importa com você mesmo, como é que o outro vai gostar de você, te respeitar e se importar com os teus sentimentos?

Quando pensar em nós mesmos de uma nova maneira se tornar um hábito, os nossos relacionamentos começam a melhorar, porque começaremos também a compreender melhor os pensamentos e sentimentos do outro.

Em todo o Universo não existe um ser humano igual ao outro. Todos somos únicos e, portanto, diferentes. E, é essa diferença que torna os relacionamentos interessantes.

Um relacionamento verdadeiro se faz com a aproximação de dois inteiros e não com a união de duas metades. Em questão de relacionamento, a matemática de um mais um não soma dois, e sim, três: você inteiro, o outro inteiro e a relação inteira de vocês. Isso acontece porque pertencemos a uma só Unidade.

Não viva de ilusão. Não se iluda nem em relação a você mesmo, nem em relação ao outro.

Relacione-se com o você real, que tem qualidades e defeitos e, com o outro real, que também tem qualidades e defeitos.

Fale a verdade, seja verdadeiro. Lembre-se do nosso maior Mestre, do nosso maior Amigo, Jesus: "A Verdade liberta."

E eu acredito que a verdade, além de libertar, também aproxima. Temos medo de expor nossos sentimentos porque achamos que o outro vai se afastar. Mas, expor sentimentos aproxima as pessoas.

"Se não temos a paz é porque esquecemos que pertencemos uns aos outros" (Madre Tereza de Calcutá)

Um grande e carinhoso abraço,  Sueli Massotti


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor Sueli Massotti   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa