Remédio para as doenças da vida moderna



Autor SPAÇO NATUREZA & TERAPIAS
Assunto PsicologiaAtualizado em 7/3/2013 12:32:17 PM
Vivemos, hoje, a “Era da Farmacêutica”, onde remédios avançados prometem curar “doenças” atuais como depressão, pânico, hiperatividade e déficit de atenção, entre outras.
No Google, encontramos a descrição dos sintomas, o diagnóstico e a bula dos remédios...
Que alívio! Doença diagnosticada e medicada, podemos relaxar!
Mas... o que há por trás de tudo isso? O que alimenta essa ideia de que tudo é doença e para todas as doenças há um remédio?
O alívio que sentimos, vem da falsa certeza de que não somos responsáveis pelo nosso sofrimento, de que os remédios cientificamente irão curar nossas dores, sem que precisemos rever nossas atitudes, sentimentos, convicções, sem que precisemos mudar, perdoar, colocar limites, destruir muros, construir pontes...
Por ideias como essas, é mais fácil medicar a criança com comportamento hiperativo do que reconhecer que ela precisa de limites, aprender a obedecer regras, ter mais atenção, mais cuidados, mais espaço em nossas vidas e mais amor.
É mais fácil tomar antidepressivos do que olhar para dentro de nós mesmos e perceber o quanto nos distanciamos da nossa essência.
Os avanços da medicina e os novos medicamentos são bênçãos, que aumentam a expectativa de vida, aliviam dores, curam. O que não podemos fazer é fecharmos os olhos para nossas responsabilidades, pois somos sujeitos de nossas próprias vidas, portanto, estamos onde nós mesmos nos colocamos.
Eliana Soma
Psicanalista e Psicopedagoga

Texto revisado









Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |