Menu
Somos Todos UM - Home

SAÚDE EMPRESARIAL - A empresa e seus sistemas

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor ELAINE PERA

Assunto Psicologia
Atualizado em 6/29/2009 6:26:27 PM


No artigo anterior (Sua empresa como um organismo vivo) refletimos sobre como o corpo humano e também a empresa se organizam como um sistema perfeito e completo. Vamos traçar agora um paralelo entre o funcionamento dos diversos sistemas do corpo humano no sentido de manter sua saúde e bem estar, observando que as empresas também possuem seus sistemas de manutenção da saúde e de proteção em relação por exemplo as reações do mercado, da concorrência, das fraudes, prejuízos materiais e financeiros.

Abaixo descreveremos algumas dessas possíveis correlações :

No corpo Humano o Sistema Tegumentar é representado pela Pele que reveste todo o corpo, preservando sua integridade física e, portanto, a sua unicidade, tal revestimento contribui ainda para a identidade corpórea.
Na Empresa, a função de “revestir” , proteger e conferir o caráter de unidade pode ser atribuída à sua IDENTIDADE ou IMAGEM, na qual está presente : sua cultura empresarial, valores, princípios e a própria confiabilidade que seu nome ou Marca é imprime no Mercado e junto aos clientes.

O Sistema Esquelético tem a função de dar sustentação, auxiliar os movimentos e armazenar os minerais. Na Empresa essa função é representada pelos maquinários, móveis e recursos materiais e sólidos que dão sustentação ao trabalho, à movimentação ou à produção em si.

O Sistema Muscular reveste os ossos, tendo como objetivo manter a postura do corpo e gerar mobilidade para a execução dos movimentos, gerando o calor, que é um dos combustíveis de manutenção da vida.
Na Empresa temos como principal recurso gerador de energia o Produto ou Serviço propriamente dito, que é o objetivo ou o combustível para que a Organização exista.

O Sistema Nervoso detecta e interpreta no corpo humano, as mudanças do ambiente e responde às mesmas, através de movimentos de contração muscular ou secreção glandular.
Na Empresa, essa função cabe basicamente à diretoria, pois é através das respostas do sistema nervoso (“cabeças”) que a empresa se movimenta no sentido de retração ou crescimento.
O Sistema Endócrino é o que regula as atividades do corpo, a produção de hormônios, que são transportados pelo sangue aos diversos órgãos.
Na Empresa as mesmas funções podem ser visualizadas na área de Recursos Humanos, responsável pela alocação de funcionários nos órgãos-alvo para a realização de diferentes atividades

O Sistema Circulatório é responsável em distribuir oxigênio e nutrientes, auxiliando o equilíbrio básico do corpo, prevenindo as hemorragias (desperdícios) e os coágulos (pontos de estagnação), regulando assim a temperatura corporal.
Na empresa, a administração geral exerce muito bem este papel: supervisores, chefes e gerentes permitem que a circulação de informações ocorra de forma integrada e eficiente.

O Sistema Linfático ou Imunológico produz anticorpos, e é o local de maturação e proliferação de certas células sangüíneas.
Esse papel na empresa está atrelado a sua própria VISÃO diante do Mercado que exige constante atualização humana e a tecnológica que de certa forma, guarda e protege todas informações para o controle e administração de outros sistemas.

O Sistema Respiratório absorve o oxigênio, elimina o gás carbônico e ainda gera os sons necessários à comunicação.
Na Empresa a equipe de vendas se enquadra muito bem neste sistema, comunicando-se e absorvendo clientes que são vitais para a manutenção e sobrevivência da empresa., assim como o oxigênio é vital para o corpo humano.

O Sistema Digestivo degrada e absorve alimentos para utilização das células, eliminando resíduos sólidos.
Na Empresa, as áreas de produção, e de todas equipes ligadas à seleção e melhor aproveitamento dos recursos, sejam materiais ou humanos.

O Sistema Urinário regula o equilíbrio e o volume de fluidos, e também a produção de células sangüíneas vermelhas.
Na Empresa a função reguladora dos processos e sistemas de qualidade tem como objetivo o equilíbrio entre produção, estoque, vendas, preservando basicamente o melhor produto, no menor tempo, a menor custo.

O último dos Sistemas, o Genital, é encarregado da reprodução do organismo e por isso produz hormônios que regulam o metabolismo.
Na Empresa, a administração financeira e contábil encarrega-se pelo bom uso dos valores, regulando receitas, gastos e aplicações, tendo em vista o aumento da lucratividade empresarial e da sua capacidade de investimentos, que pode ser direcionada à expansão da empresa ou à criação de filiais.

Podemos perceber que todos esses Sistemas estão interagindo ao mesmo tempo com um único objetivo, manter o corpo saudável e garantir a Vida.
Será que em sua Organização os Sistemas estão garantindo e preservando uma Vida Empresarial saudável ?

(Contribuição do Consultor Claudio Semionovas)

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor ELAINE PERA   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa