SILÊNCIO - O PRIMEIRO PASSO
Atualizado dia 27/10/2011 04:28:06 em Psicologiapor fatima bittencourt
O silêncio leva à aceitação de que só podemos mudar a relação que estabelecemos com tudo que existe e não modificar a existência daquilo que jamais mudará. É no exercício do silenciar que surgem as soluções para os conflitos que nos mantém no ciclo do sofrimento. Essa virtude nos leva mais próximo da sabedoria, quando transformamos sem esforço o que já estava na espera de um novo ciclo. Só assim conseguimos realizar o que queremos e adquirimos a certeza de que conseguimos filtrar as necessidades que existem em nossos desejos. É bom ficarmos sozinhos de vez em quando para refletir em silêncio e descobrir quem somos.
Esse retiro, no entanto, é apenas uma pausa para olharmos ao nosso redor, não é solidão, mas um momento para estarmos conosco, em paz e harmonia. É uma busca interior, um movimento responsável, uma virtude a ser desenvolvida que nos ajudará depois a encontrar melhor o amor nos coração dos outros.
Da memória de sábias palavras: levamos dois anos para aprender a falar e uma ou várias vidas para silenciar.
O mérito de silenciar com sabedoria nos faz ter decisões e atitudes corretas, muitas vezes silenciosas ou com poucas palavras. Essa sabedoria do silêncio nos liberta da culpa de não reagir às provocações e aos testes que passamos no dia-a-dia, recebendo a proteção daquilo que não queremos e não nos pertence.
Todos os passos a partir da clareza advinda da sabedoria do silêncio nos levarão ao mais valioso dos tesouros: "estar presente em cada degrau de nossa evolução, aproveitando a vida em toda sua plenitude".
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 51
Psicóloga há mais de 25 anos, Fundadora do Grupo Sanare, Casa Azul e Solar dos Budas. Sua base teórica e vivencial reúne a filosofia oriental, neurociência e psicologia integrada. Oferece consultoria e atendimento psicoterápico clínico. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |