Ter uma mente saudável!
Atualizado dia 7/4/2018 7:51:39 AM em Psicologiapor Paulo Salvio Antolini
Os exercícios fortalecem nossos músculos, a alimentação nos dá os nutrientes para um adequado metabolismo e gerando uma fisiologia (funcionamento dos sistemas e órgãos dos seres vivos) perfeita. A higiene impedindo as contaminações e consequentes infecções que delas podem surgir.
As escolas desde os primeiros anos incentivam atividades físicas. Incentivam também atividades intelectuais, o desenvolvimento de nossas capacidades de raciocínio. Porém não há nenhum plano de desenvolvimento de nossa capacidade de fortalecimento interior, ou seja, de nossa capacidade de nos interiorizarmos e com isso ampliarmos o autoconhecimento e autocontrole.
O “eu não consigo”; “eu não sou capaz”; “eu sou assim mesmo” são produtos de mentes deseducadas. A mente é deseducada quando a própria pessoa não consegue ter o domínio de seus pensamentos. Forma menos deselegante de dizer que a pessoa não é dona de si mesma. Não tem vontade própria.
Por estar vivendo fortes expectativas em relação a uma viagem, tenho acordado nas madrugadas, passando horas de olhos abertos. Na segunda noite em que isso ocorreu me propus a aproveitar o estar desperto para meditar. Vamos lembrar alguns significados da palavra: “Concentrar-se em longas e profundas reflexões; refletir. Submeter algo ao estudo do pensamento; ponderar. Fazer um plano cuidadoso de algo; projetar. Fazer meditação a fim de estabelecer uma relação com elementos divinos”.
Portanto, meditar é muito mais simples do que se imagina. O silêncio da madrugada facilita o aquietamento mental. Refletir sobre as situações de minha vida se tornaram mais fáceis e intensas, possibilitando enorme bem estar.
Ao se pensar com profundidade sobre as coisas, identificamos causas e fatores que estão intrinsicamente relacionadas conosco mesmos, favorecendo assim o poder da transformação e equilíbrio.
Costuma-se fazer de quarenta a uma hora, muitas vezes diárias, de academia física. Que tal instituirmos ao menos vinte minutos de “academia mental” todos os dias. Eis uma receita simples e sem custos adicionais:
- Escolha um local tranquilo e silencioso. (se quiser ponha uma musica suave e baixa.)
- Feche os olhos e respire fundo algumas vezes, prestando atenção em sua respiração.
- Deixe seu pensamento solto e acompanhe-o, ou seja, reflita sem recriminações e com abertura, identificando suas emoções e vontades despertadas pelo assunto.
- Quando sentir que é o suficiente para o momento, faça um resumo de seus pensamentos, respire fundo e abra os olhos.
- Leve em consideração suas reflexões em sua forma de agir.
Avaliação: 5 | Votos: 1
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |