Terapia do Elogio!!!



Autor Iole Maria Bonetti
Assunto PsicologiaAtualizado em 22/09/2010 11:24:52
-Você é linda!!!
Este foi o elogio que recebi esta semana e que me fez enrubescer e me sentir totalmente sem graça ou envergonhada.
Isto me fez pensar o quanto é difícil para nós aceitarmos um elogio como algo que nos cabe, como um carinho e o quanto é difícil aceitar sermos valorizados.
Há uma dificuldade em acreditarmos no elogio e uma tendência a supor que ele traz consigo alguma intenção oculta, ou negativa; ou como costumamos dizer, a pessoa que o fez está com "segundas intenções".
Ao contrário, a crítica ou o insulto é muito bem aceito e acreditado por todos como uma verdade.
O psicanalista Jorge Forbes observa de forma memorável essa questão. Diz ele: "Existe, eu diria, um fascínio, uma sedução, uma hipnose no insulto. As pessoas ficam hipnotizadas ao serem insultadas. Ao contrário do elogio, que é sempre questionável, o insulto não deixa dúvida sobre seu alvo. Há uma tendência a dar peso de verdade ao insulto e a desconfiar do elogio."
Elogio deriva de duas palavras da língua grega: ευ - que significa "bom" ou "bem" - e λογος - que significa "palavra, frase, fala."
O elogio seria falar bem de determinada pessoa, enaltecê-la, uma expressão de admiração por esta pessoa.
Há pouco tempo realizei um trabalho com um grupo de profissionais, onde na apresentação pedia para que dissessem seus nomes e em seguida escrevessem uma qualidade para cada pessoa que fazia parte deste grupo.
O que pude observar foi uma dificuldade muito grande por parte de algumas pessoas em elogiarem seus colegas.
Outro momento ocorreu quando fui chamada por uma escola para diagnosticar o que estaria acontecendo com uma classe de alunos que, segundo seus professores, era muito indisciplinada, barulhenta e sem concentração.
Fiz um trabalho de escuta de ambos os grupos e foi muito interessante verificar que tanto o grupo de alunos, quanto de professores utilizavam somente críticas e insultos para falarem uns dos outros.
Os professores que mais reclamavam da classe também foram os mais criticados pelos alunos.
Nestes grupos as relações estavam estabelecidas somente em cima de críticas, não havendo qualquer manifestação de elogios circulando entre professores e alunos.
A baixa estima de ambos os grupos era facilmente notada e como um espelho, a crítica vinda do professor era muito bem aceita e tomada pelos alunos e retornava a este, formando assim um círculo vicioso.
O trabalho realizado aqui foi justamente de mudar a maneira do grupo se relacionar, instituindo entre eles o elogio como forma de valorizar e aumentar o desempenho e a auto-estima, fortalecendo assim os vínculos.
O elogio reforça a confiança e fortalece o elo (ELOgio), ele solidifica o relacionamento mútuo entre quem o faz e quem o recebe.
Todos nós temos qualidades e podemos enaltecê-las por meio de elogios sem frisar tanto os defeitos. Na verdade, estamos, por intermédio das palavras, encorajando as pessoas a se empenharem ainda mais naquilo que elas estão buscando e, dando o nosso voto de confiança.
As pessoas que elogiam outras possuem dentro de si motivação, auto-estima, espírito de equipe, criatividade e, em contrapartida, são também contagiadas pelos elogios que recebem. Trata-se da famosa lei dos semelhantes: pessoas positivas atraem pessoas positivas, crítica atrai crítica, elogio atrai elogio!
Pequenos e sinceros comentários podem tornar o dia de quem amamos muito mais agradável e não há contra-indicações, podendo ser aplicados em qualquer relacionamento.
Mas para que isso aconteça, precisamos começar observando como reagimos aos elogios que nos fazem e se também estamos nos manifestando da mesma forma, ou seja, fazendo elogios às pessoas que amamos.
Uma proposta que tenho é de, ao acordarmos, nos olharmos nos olhos diante do espelho e começarmos o dia com um grande elogio à pessoa mais importante do mundo: Nós mesmos!!!
O que você acha de olhar para si mesmo e com um grande sorriso iniciar seu dia se elogiando com um Eu te amo, Você é especial, Você é bonito, Você inteligente, etc? E, quem sabe, você sinta vontade de elogiar as pessoas que encontrar no seu caminho...é de graça e faz bem à saúde de todos!!!









Psicologa/Psicanalista Tels: 11 963439030 E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |