Trabalhando com nossas culpas!
Atualizado dia 10/31/2010 10:31:37 AM em Psicologiapor Cássia Marina Moreira
Quero falar das desculpas que todos temos, que de uma forma ou de outra descobrimos um jeito de arrumar, e, pior, acabamos vivendo com elas ou delas.
A desculpa é a carta na manga do colete, como se diz por aí, uma coisinha que sempre podemos contar com ela.
Que nos esconde - nos protege - que está sempre ali à mão para nos dar cobertura de algum fato que queremos muito evitar. Sempre pronta a nos mostrar as razões pelas quais podemos deixar de lado uma tarefa, às vezes, um dever e outras tantas vezes um pouquinho de felicidade e prazer.
É sim; começamos usando as desculpas para nos afastar de coisas que não gostamos e queremos evitar a todo custo. Com o tempo, isso vai se incorporando, nos envolvendo e quando menos se espera, estamos nos desculpando de sermos felizes o suficiente apenas por estarmos na praia.
Temos grande dificuldade em sermos felizes e em assumir nossa alegria e prazer. E qualquer acontecimento, por menor que seja, pode nos roubar este instante mágico.
Eu estou aqui, mas melhor não deixar que me vejam curtir. Tudo tem que ficar escondido embaixo de uma cortina de fumaça, pode ser sofrimento, desilusão ou simplesmente de uma carinha infeliz.
As desculpas são usadas, na maioria das vezes e desde sempre em nossas vidas, para encobrir algum fato ou como a palavra já diz:- "nos culpa" de algo. Até mesmo por ter quebrado um copo sem querer.
Vivemos numa sociedade onde já nascemos culpados, por isso estamos sempre de olho para ver de quem é a culpa. Já que não pode ser minha...
Afinal, saber quem tem culpa, de quem é a culpa nos deixa imensamente felizes, pois só quando surge um culpado é que aquietamos nossa mente com a certeza de que ela a culpa não é minha, UFA! Isto é louco sim, mas... muito humano também.
Então, fique atento, pense sempre no que está pensando, no caso no que ou porque está se "des - culpando"; quebre a rotina de só procurar culpados, para se sentir inocente e talvez acabe por descobrir que não é preciso existir culpados!
No Sistema Vibracional das Essências D´Água existem formulações que irão contribuir para o amadurecimento e autoestima, coisinhas que sempre estão em baixa quando nos sentimos culpados.
Visite o site e descubra uma fórmula que possa ajudá-lo a superar esta crise!
https://www.essenciadagua.com/
Texto revisado
Cássia Marina Moreira Psicóloga / Terapeuta Floral - Vibracional Pesquisadora do Sistema das Essências Vibracionais D´Água E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |