Menu
Somos Todos UM - Home

TRAGÉDIA DO RIO DE JANEIRO - OS RECADOS DA VIDA

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor João Carvalho Neto

Assunto Psicologia
Atualizado em 23/01/2011 17:04:11


Todos temos assistido aos acontecimentos ocorridos na região serrana do Rio de Janeiro, com repercussão mundial, fazendo reflexões diversas sobre o assunto. Muitos pensam sobre a ajuda a ser prestada, outros sobre as causas que geram tanta força nas manifestações climáticas, outros ainda criticando os governos pela omissão em prevenir essas tragédias, alguns orando pelos que morreram. Ah!... existem também aqueles que lamentavelmente se aproveitam para desviar recursos materiais e amoedados. Seres humanos estranhos são alguns...
Mas os fatos estão consumados: os mortos não voltarão mais à vida que tinham, famílias ficaram órfãs de seus membros, permanecerão sem suas residências, três cidades manterão as marcas traumáticas do sofrimento por longo tempo, até que as feridas se fechem em cicatrizes que insistirão em lembrar que a vida é assim, inesperada, impermanente, com poderes que se abatem sobre nossa vã pretensão de dominação e controle.
Diversas possibilidades podem explicar os deslizamentos que geraram tanta destruição: desmatamento das encostas, aquecimento global ampliando o volume das chuvas, ocupação ilegal de terras, descarrego de lixo não degradável nos rios. Tudo isso pode ser verdade mas não temos como aferir com certeza absoluta sobre quem ou o que são os responsáveis. Talvez seja um fenômeno natural que tenha ocorrido dessa vez com uma magnitude acima da média...? Quem pode afirmar com certeza?
Contudo a vida manda recados, e isso é definitivo.
O recado de que não somos tão poderosos como imaginamos, e que precisamos nos curvar aos poderes superiores que nos governam, ouvir a voz silenciosa da natureza e nos reconciliarmos com sua maternidade sobre nós.
Diante da morte e da dor, não existe pobre ou rico, diferenças raciais ou culturais. Sucumbiram pessoas de todos os níveis e a dor se espalhou sem escolher endereços.
Os homens também não são tão maus como muitos pessimistas insistem em defender. A mobilização que se faz em torno da ajuda humanitária às vítimas fala do quanto estamos sensíveis às necessidades alheias e que se nos deixássemos levar por estes impulsos de fraternidade no cotidiano de nossas vidas certamente já teríamos construído um mundo bem melhor para se viver, mais justo e pacífico.
É... certamente a vida manda recados. E se pararmos não apenas diante das dores pungentes que gritam alto pelas telas da TV, mas também nos nossos relacionamentos imediatos, para ajudar, para aceitar ajuda, para trocarmos sem os medos que geram protecionismos e violências, a felicidade poderia ser melhor distribuída entre todos.
Sou um otimista, mas aprendi a construir meu otimismo com ações que não precisam esperar convites extremos.
“Amar o próximo como a si mesmo, fazer ao outro aquilo que gostaríamos que o outro fizesse por nós” já nos dizia o sábio Rabi da Galiléia.
Milhares de pessoas morrem diariamente somando-se nos abortos provocados, no crime organizado, nas guerras, nos acidentes de trânsito, de fome, doentes, numa tragédia mundial de proporções que muitos preferem ignorar. A vida é destruída incessantemente nos desmatamentos ilegais, nos desastres ecológicos da indústria petroleira, na poluição que rompe a proteção da camada de ozônio, e muito pouco ainda é feito. Continuamos esperando milagres dos céus.
Espero sim que os golpes das tragédias que acontecem, como esta do Rio de Janeiro, possam continuar a abater um pouco do nosso orgulho, do nosso egoísmo, para que cultivemos uma atitude permanente de sensibilidade e solidariedade com a vida que se expressa na natureza e nos seres humanos, a fim de que possamos dar ao planeta a chance, que ele continua esperando, de nos agasalhar como uma mãe protetora.
João Carvalho Neto é Psicanalista,
autor dos livros “Psicanálise da alma”
e “ Casos de um divã transpessoal”
www.joaocarvalho.com.br

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 13


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor João Carvalho Neto   
Psicanalista, Psicopedagogo, Terapeuta Floral, Terapeuta Regressivo, Astrólogo, Mestre em Psicanálise, autor da tese “Fatores que influenciam a aprendizagem antes da concepção”, autor da tese “Estruturação palingenésica das neuroses”, do Modelo Teórico para Psicanálise Transpessoal, dos livros “Psicanálise da alma” e “Casos de um divã transpessoal"
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa