UMA REFLEXÃO SOBRE O OTIMISMO




Autor Euckaris Guimaraes Mendes
Assunto PsicologiaAtualizado em 21/09/2012 19:22:45
"Caminho com passos firmes para a sabedoria Universal".
INTRODUÇÃO
Sucesso é conseguir o que você quer.
Felicidade é querer o que você consegue - estar feliz com o que se tem.
Nosso cérebro não tem manual de instruções. Temos que aprender por "tentativas e erros"passo a passo.
Alias tudo que aprendemos verdadeiramente e profundamente é por tentativas e erros, mesmo o computador que vem com manual de instruções e se tem cursos, se não tentarmos sozinhos várias etapas, não aprendemos o suficiente.
Nosso cérebro precisa aprender a ver as oportunidades, embora não termos sido treinados para isso. Nossa educação focaliza os problemas e não as soluções.
Isto porque ficamos fixos nos problemas, os valorizamos demais até mais que a solução e nos trancamos para elas.
Ex. seu pai batia em você quando criança. Você acha que isso foi ruim? Se enche de pena de si mesmo? Vê o seu pai como um bruto? Ignorante? No entanto você PODE TER VENCIDO NA VIDA GRAÇAS A ESSE FATO. ELE NÃO PODIA TER LHE DADO OUTRA FORMA DE EDUCAÇÃO PORQUE NÃO CONHECIA. DEU A VOCÊ O QUE ELE TINHA, PARA ELE, FEZ O MELHOR POR VOCÊ. PERDOA E AGRADEÇA...
É preciso dar oportunidade para que as pessoas e as coisas possam mudar, inclusive você...
O Sucesso significa nunca parar, estar sempre buscando algo mais que possa nos realizar de alguma forma. O sucesso ocorre sempre através da vontade, trabalho, auto-estima, atitude, ação, metas, comunicação.
A auto-estima é fator fundamental.
DEIXA QUE O OUTRO SEJA O QUE É.
A mania que as pessoas têm de querer "converter" outros - não para Deus, mas para si mesmas - para seu próprio ego - é causa de muita desarmonia e infelicidade.
Isto acontece principalmente entre casais. Um quer obrigar o outro a pensar como ele. E assim os dois andam num círculo vicioso que se chama discórdia, infelicidade.
É que vivemos na ilusão de egoísmo, de que a nossa opinião é a mais perfeita e capaz de salvar a humanidade; achamos que se os outros pensassem como nós, agissem como nós, a humanidade seria definitivamente feliz...
Assim tentamos impor e impingir as nossas idéias e caprichos aos outros, sobretudo às pessoas que conosco vivem sob o mesmo teto.
COMO PODERÃO COMBINAR ENTRE SI, DOIS ELEMENTOS TÃO HETEROGÊNIOS.
É precisamente aqui que está o erro! Harmonia não é caos - Mas também não é monotonia. Harmonia supõe diversidade de gênios e gostos. Essa diversidade tem de continuar a existir. Ninguém deve deixar de ser o que é. Extinguir o modo individual e característico de pensar e sentir dele ou dela, seria o mesmo que decretar a mais insípida monotonia, criar um clichê ou chavão de autoritarismo que ninguém suportaria por muito tempo.
Todo o segredo da harmonia- equidistante da monotonia e do caos - está na integração, em saber adaptar o seu próprio caráter e gênio ao caráter e gênio do outro. Integrar não quer dizer identificar, como não quer dizer destruir: é complementar
QUANTO AOS ASPECTOS NEGATIVOS DE CADA UM, OS DEFEITOS E DEFICIÊNCIAS
O Mestre disse para não olharmos o argueiro no olho do outro quando temos uma trave no próprio olho.
Há uma técnica maravilhosa que nunca falha: atribuir a teu próximo as virtudes que descobres em ti - e atribuir a ti as faltas que descobres no próximo - Técnica do espelho. Se vejo virtudes em mim, elas estão sendo refletidas pelo outro pois sou o espelho dele. Se vejo defeitos nos outros, eles estão sendo refletidos por mim pois ele é o meu espelho.
O egoísmo é muito duro é inflexível -quebradiço como o vidro.
O altruísmo, o amor, é resistente mas é flexível e adaptável como mola de aço.
"Todas as obras de Deus são originais, inéditas. Não há cópias e repetições na natureza; cada planta, cada inseto, cada animal, cada ave, até cada flor e cada folha, é uma obra de arte original, que nunca será repetida da mesma forma.
Sobretudo, cada ser humano é único no seu modo de ser. Deus não creou gente. Deus creou indivíduos, personalidades.Não vamos pois nivelar o que Deus diferenciou. Cada um desses indivíduos, em vez de ser individualista e separatista deve cooperar com os outros indivíduos a fim de formar o maravilhoso mosaico ou esplêndido organismo da vida abundante."(Huberto Rohden)
Tudo isso que acabamos de dizer na realidade terá que ser praticado. Em última análise, saber não quer dizer ter lido ou ter ouvido; saber é viver, experimentar, saborear.
A vontade sincera, sadia de querer servir, em vez da mania mórbida de querer ser servido, é a chave da compreensão e da felicidade com responsabilidade de viver.
As almas mesquinhas querem ser servidas, as almas grandes querem servir...









EDUCADORA - PSICOPEDAGOGA - ESCRITORA - TERAPEUTA - PALESTRANTE - PINTORA . CONHEÇA MEU TRABALHO, MINHAS PINTURAS ÓLEO SOBRE TELAS! MEUS ARTIGOS E TERAPIAS! VISITE MEU SITE! AGORA, MELHOR MOMENTO! E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |